Decreto aumenta prazo para recolhimento de ICMS
O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou em 17/12 decreto que aumenta o prazo em até 75 dias para o recolhimento de ICMS. A medida, válida para o próximo ano, foi comemorada pelo deputado Roberto Massafera (PSDB), um de seus defensores.
O parlamentar acredita que a mudança vai estimular a economia aumentando a competitividade da indústria regional. "A indústria e o comércio costumam pagar os impostos antes mesmo de receber por suas vendas. Agora, com mais tempo para recolher o ICMS, elas terão um alívio no fluxo de caixa e poderão pagar suas obrigações com os recursos advindos de suas atividades", explicou Massafera.
A alteração dos prazos vai beneficiar 222 mil empresas do Regime Periódico de Apuração (RPA) e do Simples Nacional. "É muito importante para a gente, pois vai estimular os empreendedores, melhorar o capital de giro e dar mais prazos para os contabilistas", justificou o governador Alckmin.
Os optantes pelo Simples Nacional que recolhem por meio de diferencial de alíquota, antecipação de entradas interestaduais e substituição tributária, poderão pagar o ICMS até o último dia do 2º mês subsequente à venda. Hoje, o prazo é o dia 15 do mês seguinte ao fato gerador.
Para as empresas do RPA, foram prorrogados os prazos para o pagamento do imposto incidente tanto sobre suas operações próprias quanto em relação ao que é retido antecipadamente por meio do regime de substituição tributária. Nesses casos, os prazos foram estendidos para os dias 20 ou 25 de cada mês, dependendo do caso.
rmassafera@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições