Balanço 2013 - Comissão da Verdade

Fevereiro de 2013 resgata história de mártires e destaca colaboração da Fiesp e dos EUA
03/01/2014 17:48 | Da Redação: Gabriel Cabral Fotos: Agência de Notícias da Assembleia

Compartilhar:

Adriano Diogo une forças com Ilda Martins, viúva de Virgílio Gomes, militante da Aliança Libertadora Nacional (ALN)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2014/fg157838.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> "Onde Está Meu Filho?" narra a história do desaparecido político Fernando Santa Cruz. A família da vítima luta pelo esclarecimento de seu desaparecimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2014/fg157839.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Livro de dona Elzita, "Onde Está Meu Filho?", relata busca de 40 anos

Em 18/2/2013 a Comissão da Verdade Rubens Paiva iniciou suas atividades de 2013 no recolhimento de depoimentos e arquivos sobre a ditadura militar do país e sobre os envolvidos, seja militar, sobrevivente ou familiar de vítimas do militarismo da época. Na data, a comissão recebeu documentos oficiais que comprovariam a participação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e de representante do consulado dos Estados Unidos da América nas atividades do Departamento de Ordem Política e Social (Dops).

A comissão, presidida por Adriano Diogo (PT), também ouviu relatos sobre o desaparecido Aylton Mortati, Dênis Casemiro, que teria sido fuzilado por Fleury e que foi localizado em uma cova clandestina do cemitério de Perus. Testemunhas que confirmam a permanência do preso Edgar Aquino por um longo período na prisão também foram ouvidas.

Os casos de Abílio Clemente Filho, Virgílio Gomes e Aluísio Palhano foram discutidos pela comissão, que contou durante todo ano com o auxílio de Amélinha Teles. Ferreira Araújo, militante da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), teve seu nome alterado quando enterrado, após ter sua morte adiantada por meio de torturas afligidas.

Fernando Santa Cruz e Eduardo Collier Filho foram sequestrados em 1974 e enviado ao DOI-Codi, onde desapareceram. Paulo Stuart Wright, político e dirigente do movimento Ação Popular Marxista-Leninista (APML) e Honestino Guimarães, líder estudantil, também tiveram suas trajetórias memoradas na comissão.

A irmã do desaparecido político Luiz Almeida Araújo fez parte do grupo de familiares que expuseram a história de um de seus familiares que foram perseguidos durante os anos de ditadura.

Por fim, o mês de fevereiro também contou com o lançamento do livro Onde Está Meu Filho?, de dona Elzita, que conta sobre seus mais de 40 anos de busca por informações sobre o desaparecimento de seu filho e líder estudantil Fernando Santa Cruz.

alesp