Produtores de Mogi das Cruzes conquistam a posse da terra


09/01/2014 18:03 | Da assessoria do deputado Luiz Carlos Gondim

Compartilhar:

Gondim e os produtores de Mogi comemoram a publicação da desapropriação da área pelo governo Federal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2014/fg157923.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um grande presente de final de ano. Foi desta maneira que Luiz Carlos Gondim (Solidariedade) classificou a publicação do decreto de desapropriação da Chácara Santo Ângelo, em Jundiapeba, no Diário Oficial da União no dia 27 de dezembro, assinado pela presidente Dilma Rousseff, o que põem fim a um conflito que posse da terra que se arrastava há mais de 30 anos. Na sede da Associação dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região (Aprojur), o deputado Gondim e os produtores comemoraram a publicação.

O decreto prevê um pacote de 92 desapropriações de diversas regiões do Brasil. Com o documento, os aproximadamente 450 produtores rurais que ocupam a área há décadas passam a ter o direito à propriedade. Os "chacareiros" como são conhecidos são os responsáveis pela produção de 20% das hortaliças, legumes e condimentos que abastecem a Grande São Paulo.

A desapropriação da área mogiana, de acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), é a maior desapropriação agrária realizada neste ano e a que envolve o maior número de beneficiários na gestão da presidente Dilma.

"Este é o primeiro assentamento que já produzia antes de ser desapropriado. É uma grande conquista para estes produtores e Mogi das Cruzes", comemorou o parlamentar.

Com a titularidade das propriedades, os agricultores também serão beneficiados com linha de financiamento para a compra de equipamentos e produtos.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp