Autoridades acompanham socorro à população de Itaóca e Apiaí

Cidades foram atingidas por fortes chuvas que resultaram em dez mortos e 12 desaparecidos
14/01/2014 20:24 | Da Redação

Compartilhar:

Samuel Moreira acompanha vistoria em Itaóca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2014/fg157988.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Geraldo Alckmin e Samuel Moreira acompanham socorro à população de Itaóca e Apiaí <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2014/fg157990.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades prestam atendimento a população da região atingida por forte chuva e enxurrada <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2014/fg157991.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Samuel Moreira e Geraldo Alckmin acompanham socorro à população dos municípios atingidos por forte chuva e enxurrada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2014/fg157992.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Samuel Moreira, tem acompanhado as ações do governo do Estado na região do Vale do Ribeira, atingida por fortes chuvas e enxurradas desde o último domingo, 12/1.

A cidade de Itaóca foi a mais atingida. Ao menos dez mortes já foram confirmadas e há informações de pelo menos 12 pessoas desaparecidas, segundo a Defesa Civil estadual. Ainda segundo o órgão, 100 casas do município, que possui cerca de 3 mil habitantes, precisaram ser desocupadas.

O governador Geraldo Alckmin permanece na região desde segunda-feira, 13/1, acompanhando de perto os trabalhos nas cidades de Itaóca e Apiaí. Oriundo daquela região, o presidente da Assembleia, Samuel Moreira, sensibilizado pela situação, percorreu, junto com o governador, as ruas e áreas alagadas pelo transbordamento do rio Palmital, que corta Itaóca.

"Passei a tarde de segunda-feira e toda a manhã desta terça-feira (14/1) em Itaóca, prestando solidariedade à população e tomando providências necessárias para minimizar o sofrimento dos moradores da cidade. Acompanhei de perto o trabalho de busca aos desaparecidos e o resgate de pessoas ilhadas. Também discutimos as ações necessárias para a recuperação da cidade", declarou Moreira.

Foi montada uma força-tarefa pelo governo estadual na região. Já teve início a obra de desobstrução do rio Palmital, que transbordou e atingiu a cidade de Itaóca.

O governo estadual disponibilizou cinco viaturas do Corpo de Bombeiros, quatro cães farejadores e ao menos 40 homens para auxiliar no atendimento a feridos e nas buscas por desaparecidos. O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) destinará maquinário para limpeza da região.

Apiaí, outro município atingido pela enchente, teve aproximadamente 50 casas danificadas, mas, segundo a Defesa Civil, a situação já foi controlada. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) também auxiliará nos trabalhos de reconstrução da cidade, com o empréstimo de uma pá carregadeira e dois caminhões para retirada de escombros.

A Defesa Civil destinou aos atingidos cerca de 200 colchões, 330 cestas básicas, 110 agasalhos e kits de higiene pessoal com 180 toalhas, escovas de dentes e creme dental. Equipes da coordenadoria, que trabalham no resgate das famílias ilhadas, estão levando à cidade de Itaóca a quarta remessa de ajuda humanitária.

A Defesa Civil também montará um posto de controle no Fundo Social de Solidariedade do Município, onde serão estocados e distribuídos colchões, água e alimentos que a Defesa Civil enviará à região. A Sabesp tem fornecido água potável e caminhão pipa para limpeza das ruas.

Espírito de solidariedade

Em entrevista à rádio de Apiaí, Samuel Moreira relatou as imagens que presenciou no voo que fez sobre cidade de Itaóca no domingo, juntamente com o governador. "O rio Palmital adquiriu uma força imensa, percorrendo a cidade, passando pelo bairro Palmital e também pelo lado da cidade, arrastando algumas casas e infelizmente levando algumas vidas. Entulho e árvores pararam sob uma ponte e obstruíram a vazão do rio, que acabou desviando seu curso e passando por um bairro, levando com ele também mais algumas casas". Visivelmente emocionado e lamentando a perda das vidas na tragédia, Samuel Moreira disse estar acompanhando de perto o trabalho de reconstrução das cidades atingidas e afirmou estar confiante de que ele será feito o mais rápido possível.

"Todo mundo está querendo ajudar", garantiu o presidente do Parlamento paulista, que constatou em sua visita a presença de "um espírito de solidariedade geral".

Segundo ele, o papel do Legislativo neste momento é acompanhar o processo de recuperação dos municípios e acelerá-lo ao máximo. "Há um esforço conjunto e o trabalho é intenso", disse. Samuel Moreira informou que o governo do Estado deverá liberar recursos para o pagamento de um auxílio-aluguel aos desabrigados, além de uma verba para atender a problemas emergenciais, e também construir moradias. No momento, o objetivo é auxiliar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil na busca pelos desaparecidos, afirmou à rádio. O próximo passo, segundo ele, é a recuperação do abastecimento de água das cidades.

Fonte: Portal do Governo do Estado

alesp