Decretado estado de calamidade pública em Itaoca

Samuel Moreira acompanha governador em visita a município castigado pelas chuvas
16/01/2014 19:55 | Da Redação

Compartilhar:

Samuel Moreira acompanha trabalhos em Itaóca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2014/fg158007.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Decreto do governador Geraldo Alckmin homologou o estado de calamidade pública do município de Itaoca, na região de Itapeva, em decorrência das inundações que atingiram o município nos dias 12 e 13 de janeiro.

Até o momento foram localizados 12 corpos, destes 11 foram identificados, sendo nove do sexo feminino e dois do sexo masculino. Aproximadamente 100 moradias foram afetadas, aproximadamente 83 famílias (332 pessoas) estão desalojadas e 20 pessoas foram abrigadas na Escola Municipal Elias Lages de Magalhães. Há ainda registro de pessoas desaparecidas.

O presidente da Assembleia, deputado Samuel Moreira esteve no município nos dias 13 e 14 e acompanhou de perto as ações para minimizar o impacto da tragédia para os moradores: "O rio Palmital adquiriu uma força imensa, percorrendo a cidade, passando pelo bairro Palmital e também pelo lado da cidade, arrastando algumas casas e infelizmente levando algumas vidas. Entulho e árvores pararam sob uma ponte e obstruíram a vazão do rio, que acabou desviando seu curso e passando por um bairro, levando com ele também mais algumas casas. Acompanho de perto o auxílio às vítimas e estou confiante de que a recuperação dos danos será feita o mais rápido possível", afirmou.

O secretário da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel PM Marco Aurélio, acompanhado por equipes da Defesa Civil Estadual (Cedec- SP), do Instituto Geológico, do Corpo de Bombeiros e do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (GRAU/ Secretaria de Saúde) permanece no município a fim de auxiliar nas ações de resposta (socorro e assistência aos afetados), centralizadas no Posto de Comando Unificado localizado no Fundo Social do Município. A Força Tarefa do Corpo de Bombeiros foi acionada para suplementar as ações que já estão sendo realizadas.

Compõem a equipe: 15 bombeiros, quatro cães farejadores e cinco viaturas. A Secretaria estadual da Saúde enviou mais uma equipe (médico e enfermeiro) com vacinas, remédios para atender a população afetada. Uma aeronave da Polícia Militar (Grupamento Aéreo) está no local para apoiar os bairros de difícil acesso.

Nesta terça-feira, 14/1, o governador anunciou a construção de 90 casas no município, para as famílias que tiveram as moradias atingidas. A Cedec-SP já disponibilizou materiais de ajuda humanitária (produtos de higiene e limpeza e colchões) e está enviando mais material de Registro para o depósito de Apiaí, para que, se necessário, seja utilizado em Itaoca.

Ao todo, foram disponibilizados cerca de: 300 cestas básicas, 1000 colchões, 260 kits de vestuário (agasalho), 145 kits de higiene pessoal e 100 kits de limpeza.

O DER, a Codasp e municípios vizinhos (Apiaí e Ribeira) disponibilizaram maquinários (caminhões e retroescavadeira), para auxiliar nos trabalhos de limpeza e desobstrução das vias. A Sabesp vem fornecendo água potável e caminhão pipa para limpeza das ruas.

A prefeitura divulgou os números das contas bancárias do Fundo Social de Itaoca (Banco Bradesco, agência 2027-3 e conta 1003321-7), e da conta SOS Itaoca (Banco do Brasil, agência: 3637-4 e conta 100000-4) para realização de doações às vítimas.

Fonte: Coordenadoria de Defesa Civil do Estado

alesp