Onda de calor reforça alerta para prevenção contra dengue


15/01/2014 17:02 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Visita domiciliar para combater a dengue  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2014/fg158018.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O aumento das temperaturas no verão traz um alerta importante nessa época do ano: a prevenção é a única maneira de combater focos do Aedes Aegypti e a ameaça de proliferação da dengue. Dados da União mostram que 80% dos criadouros estão dentro das casas em pratos, vasos, garrafas e outros recipientes que acumulam água limpa.

Atento ao problema, o deputado Edmir Chedid (DEM) chamou a atenção à questão em dezembro ao solicitar empenho da Secretaria estadual da Saúde nas ações desenvolvidas para identificar e eliminar focos da dengue. Em 2013, a doença colocou em situação de risco 157 municípios no país e outros 525 em estado de alerta.

São consideradas de risco situações em que mais de 4% das residências visitadas por agentes de saúde apresentam focos de dengue, enquanto os municípios em alerta são locais onde foi identificado foco entre 1% e 3,9% dos domicílios. "Esses dados fazem parte de um levantamento divulgado pelo governo federal que mediu o nível de infestação pelo mosquito em 1,3 milhão de municípios brasileiros", comentou Edmir Chedid.

A combinação do calor com longos períodos de chuva contribui ao aumento de casos da doença. Segundo o parlamentar, os dados registrados no primeiro semestre de 2013 reforçam a preocupação com o problema. "O maior volume de notificações da doença, com 63,4% do total registrado, foi na região sudeste. Por isso, solicitamos à secretaria que sejam intensificadas nos municípios da região ações de combate e prevenção", disse.

echedid@al.sp.gov.br

alesp