Obstrução às investigações do caso Alstom


27/01/2014 15:27 | Da assessoria do deputado Luiz Cláudio Marcolino

Compartilhar:

Luiz Cláudio Marcolino, durante entrevista à TVT<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2014/fg158192.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As denúncias de propinas pagas a membros e empresas do governo paulista pela empresa francesa Alstom em 2008 também foi tema de matéria da TVT no dia 23/1. O valor da propina, denunciado por um executivo da empresa francesa, era de 15%, e teria sido autorizada pela própria Alstom para que contratos irregulares de fornecimento de equipamentos de eletricidade fossem assinados com o governo, evitando novas licitações. O valor dos contratos era de cerca de US$ 46 milhões.

Entrevistado, o deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) disse que, além de secretarias do governo, as denúncias de fraudes em licitações com pagamentos de propinas favoreceram ainda membros do Tribunal de Contas, do Ministério Público e de partidos políticos no Estado. "Inicialmente, foi no setor de energia, com a Alstom, e agora nos setores metroferroviário e de saúde, com a Siemens", informou o líder petista na Assembleia, soubre outros setores do governo envolvidos pelo esquema de corrupção.

O deputado voltou a afirmar que, através da base aliada na Assembleia, o governo obstrui todas as tentativas de investigação promovidas pela da oposição. "Foi assim durante todo o ano de 2013", disse Marcolino, que prometeu continuar lutando pela abertura de uma CPI para apurar as denúncias. "A população de São Paulo é a principal afetada pelo esquema, por isso não vamos desistir de investigar ambos os casos", concluiu.

lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp