Itaoca permanece em estado de calamidade pública

Cidade foi praticamente destruída por desmoronamento de morros
29/01/2014 16:00 | Marisa Mello - Foto: Roberto Navarro

Compartilhar:

........<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2014/fg158214.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia, Samuel Moreira, recebeu nesta segunda-feira, 27/1, comitiva do município de Itaoca, composta pelo prefeito Rafael Rodrigues de Camargo, o cel. Walter Martins de Lima e João Rodrigues de Camargo Filho. O objetivo da visita foi solicitar apoio à divulgação de campanha para doações que possibilitem a reconstrução da cidade. Itaoca foi atingida por um desmoronamento de morros após chuva intermitente que caiu na cidade no último dia 12/1, durante quatro horas.

Em entrevista ao Diário do Poder Legislativo, o prefeito explicou que o desmoronamento foi uma fatalidade, "algo totalmente imprevisível, pois nunca poderia se imaginar que todas as encostas de um mesmo morro viessem abaixo de uma única vez". A comitiva comparou o incidente ao que ocorreu na serra carioca - Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis - em 2011.

O desmoronamento das encostas dos morros da Serrinha, Guarda Mão e Gurutuba atingiram 114 casas, deixando 84 famílias sem moradias e que se encontram abrigadas em casas de parentes, com exceção de cinco mantidas em salão comunitário por conta da prefeitura. Três pessoas continuam desaparecidas e 24 morreram.

O governador do Estado, Geraldo Alckmin, prometeu reconstruir a ponte da cidade e 90 casas pela CDHU, além de a Defesa Civil já estar prestando todo apoio. O governo federal enviará máquinas para a limpeza da cidade.

O prefeito espera que haja sensibilidade do governo quanto à urgência na solução do problema, o que possibilitará a reconstrução da cidade em seis meses. "Caso contrário, se a questão não for vista como emergencial, Itaoca poderá levar mais de dois anos para se recuperar", concluiu Rafael Camargo.

alesp