Melhoria da rede hospitalar na região de Bragança


31/01/2014 11:20 | Da assessoria do deputado Beto Trícoli

Compartilhar:


Beto Trícoli (PV) tratou da melhoria da estrutura da rede hospitalar na região de junto ao secretário adjunto de Estado, Wilson Pollara, na sede da pasta, na quarta-feira, 29/1.

Uma grande preocupação é a extinção das filas das cirurgias eletivas nos diversos hospitais nas cidades. Um dos que poderiam ampliar este atendimento é o Hospital Universitário São Francisco (HUSF), em Bragança Paulista, segundo proposta do prefeito Fernão Dias e reforçada pelo deputado Beto e pela vereadora Rita Valle.

O HUSF, que atende 11 municípios, é um hospital estruturante de média e alta complexidades e está estrangulado por causa da demanda regional. A luta é pelo investimento na estrutura hospitalar não apenas deste hospital, mas também nas Santas Casas de Bragança, Atibaia, Joanópolis, Piracaia e Socorro. "Nosso objetivo é buscar soluções para zerar as demandas de cirurgias acumuladas na região e ampliar a possibilidade de cirurgias hospitalares no HUSF", comentou Trícoli.

O AME Regional de Atibaia, que Trícoli conquistou quando foi prefeito do município, e a Rede de Atendimento do Centro de Especialidade do município de Bragança geram essa demanda: são 1.259 usuários aguardando por cirurgias, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. "Vale ressaltar que o serviço prestado pelo HUSF é regional e que a regulação das urgências e emergências ocupa as vagas principalmente das cirurgias eletivas de alta complexidade (oncologia). Na retaguarda desta ampliação teríamos que garantir os leitos de UTI", destacou a vereadora Rita Valle.

O secretário Wilson Pollara viu com bons olhos as propostas apresentadas e acredita ser possível a ampliação não apenas em Bragança Paulista. Reuniões com outros municípios da região, envolvendo diretoria regional de saúde, diretoria de hospitais e prefeitos, devem acontecer em breve.

Além de Trícoli e da vereadora Rita, participaram da reunião a secretária municipal de Saúde de Bragança Paulista, Estela Giensella, a chefe de Divisão de Saúde, Gorete Pinaffi, e a representante da Diretoria Regional de Saúde 7, Carla Fortuna.

betotricoli@al.sp.gov.br

alesp