Líder da Minoria prevê trabalho intenso para os deputados em 2014

Para Zico, além das eleições, debate sobre o Orçamento Impositivo deve marcar o ano
03/02/2014 19:56 | Da Redação Foto: Agência de Notícias da Assembleia

Compartilhar:

Líder da Minoria, deputado José Zico Prado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2014/fg158311.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em entrevista coletiva concedida à imprensa nesta segunda-feira, 3/2, o líder da Minoria, deputado José Zico Prado (PT), previu que o processo eleitoral deste ano não deve influenciar de maneira preponderante o ano legislativo. "O embate com o PSDB não acontece só em ano eleitoral", frisou Zico, ressaltando a atuação da oposição nos 36 meses já decorridos da atual legislatura.

Para o deputado, o foco dos debates de 2014 deverão ser os projetos políticos para o Estado. "Quem já governa há 20 anos, que proposta a mais pode apresentar?. O PT tem todas as condições de apresentar uma nova visão para a administração de São Paulo".

Trabalho redobrado

Segundo Zico, a carga de trabalho é dobrada para os parlamentares em ano eleitoral, porque eles têm de pensar nas urnas, mas não podem deixar de lado seus compromissos de mandato. "Até junho nós temos que votar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). A Casa não vai deixar de funcionar e os deputados vão ter de "se virar" com suas agendas.

Depois do recesso de julho, nos meses de agosto e setembro, o líder da Minoria reconhece que a produção legislativa diminui. "Isso é evidente. Mas depois começa outubro, terminadas as eleições. Então poderemos, sem pressão de governo nenhum, aproveitar essa oportunidade para aprovar o Orçamento Impositivo.

Para Zico, o Orçamento Impositivo dá condições para que os deputados que viajam o Estado ofereçam aos prefeitos não só promessas de orçamento. "O deputado poderá chegar em cada cidade e dizer "eu tenho condições de fazer isso pelo município". Hoje, nós jogamos no escuro, pois a liberação de recursos depende da vontade do governo", explicou. Para Zico, este ano é ideal para o debate e a aprovação do Orçamento Impositivo, pois ninguém sabe quem será o governador no ano que vem.

alesp