Criticada proposta de extinção de secretaria


06/02/2014 18:43 | Da assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:

Regiões metropolitanas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2014/fg158432.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em seu primeiro discurso no plenário da Assembleia, em 4/2, Luiz Claudio Marcolino (PT) criticou, em nome da bancada do PT, a proposta do Executivo de extinguir a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano (SDM).

Segundo o líder petista, que sempre defendeu a regionalização dos recursos orçamentários, o governo precisa explicar melhor as razões da extinção da secretaria de forma precoce. "Por que não deu certo?", questionou o deputado, para quem a proposta do governo fica parecendo "incompetência ou descaso com as questões de gestão pública". Ele indagou também sobre a situação dos servidores lotados na secretaria.

Para Marcolino, embora apresente demandas semelhantes, as regiões metropolitanas, assim como os aglomerados urbanos, têm características peculiares e precisa de um órgão que promova a articulação entre estas. Em sua opinião, além de não atender a proposta de transparência na destinação dos recursos, a extinção da secretaria vai na contramão da necessidade de desenvolvimento econômico uniforme do Estado.

Criada em janeiro de 2011, com o objetivo de elaborar políticas específicas para as regiões metropolitanas do Estado e outras unidades regionais, como aglomerações urbanas e microrregiões, o papel da SDM é articular e planejar soluções com as demais secretarias para atender as demandas regionais.

lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp