Ampliação do financiamento à agricultura orgânica


07/02/2014 09:33 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Edmir ressalta a importância do financiamento para agricultura orgânica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2014/fg158429.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Edmir Chedid (DEM) ressaltou em Coronel Macedo (RA de Sorocaba) a importância da ampliação do teto de financiamento à agricultura orgânica, que passou a R$ 200 mil ao produtor rural e a R$ 500 mil às cooperativas ou associações. A aprovação ocorreu por meio do Conselho de Orientação do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap).

Para ter acesso ao financiamento, o interessado deverá apresentar um plano de manejo orgânico que priorize o selo ou o processo de certificação validado por organismos competentes. "O intuito é viabilizar a transição da produção convencional para a orgânica, além de propor inovações tecnológicas que diminuam o consumo de insumos químicos", disse.

Edmir explicou que o prazo para o pagamento continua de até sete anos, com carência de até quatro anos. O juro aplicado sobre o valor financiado é de 3%. "O projeto é resultado de parceria entre as secretarias de Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente e associações. O Poder Legislativo também acompanhou esse processo por meio de relatórios", completou.

O agricultor poderá financiar a certificação da área produtiva, aquisição de equipamentos e insumos destinados à modernização da produção orgânica. Também poderá financiar as instalações e os equipamentos para a produção de fertilizantes e defensivos orgânicos, além do custo das análises laboratoriais para outorga de água e georreferenciamento da propriedade.

echedid@al.sp.gov.br

alesp