Luta por moradia e suspensão dos leilões de casas do DER


13/02/2014 18:18 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi (centro) e convidados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2014/fg158553.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A primeira audiência pública na Assembleia de 2014, organizada por Carlos Giannazi (PSOL), em 3/2, estava lotada para debater a forma de luta contra a retomada, por parte do governo estadual, dos leilões dos imóveis do DER na região do Brooklin/Águas Espraiadas (zona sul da capital).

Suspensos desde setembro de 2013, os leilões estão sub judice no TJ-SP, mas o fato não impediu o Poder Executivo de, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Social, reprogramar para o dia 25/2 nova licitação pública que visa, através de uma PPP, permitir ao vencedor que invista nesta área supervalorizada da cidade e providencie a remoção dos que lá construíram suas vidas ao longo dos últimos 40 anos.

São dezenas de casas e centenas de famílias de baixa renda expostas à vulnerabilidade social que lá organizaram suas vidas profissional e social, como atestou pesquisa apresentada pela defensora pública Sabrina Nasser, presente na reunião.

O deputado propôs que o governo adie novamente a questão para que seja mais debatida. Pedirá, ainda, um novo encontro com o secretário Júlio Semeghini e vai encaminhar o caso à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia e ao Colégio de Líderes, bem como solicitará uma reunião com o desembargador do TJ, Antônio Carlos Malheiros. Participaram da audiência, ainda, as moradoras e líderes comunitárias Udneia Alves e Elisete Lopes, e o advogado Felipe Sartori, representante do Palácio dos Bandeirantes.

carlosgiannazi@uol.com.br

alesp