Opinião - Um verbo no condicional
Tenho um amigo acostumado a contar uma piada em que duas pessoas muito humildes conversavam, e um deles deu a receita para fazer o nosso país entrar nos eixos: ele dizia que a solução seria entrarmos em guerra contra os Estados Unidos e, perdendo a batalha, ficaríamos sob o domínio de Tio Sam. E aí o outro amigo teria feito a pergunta fatal:- Mas compadre, e se a gente ganhar a guerra?
Piadas à parte, fiquemos com a nossa realidade. Vamos adequar a pergunta aos nossos dias, ou a um futuro bem próximo: - Compadre, e se a gente ganhar a Copa? A resposta poderá ser tão simples quanto ingênua: faremos a maior festa do mundo, milhões de pessoas nas ruas, praças e avenidas; a imprensa mundial fazendo a cobertura, voltaremos ao primeiro lugar no ranking da FIFA, os nossos atletas serão altamente valorizados e durante quatro anos estaremos "cantando de galo" em todos os estádios.
Ainda usando o verbo no condicional, se vencermos a Copa da FIFA veremos os patrocinadores ganhando fortunas, as empresas de comunicação mostrando que valeu a pena o investimento e, certamente, durante um bom período esqueceremos os nossos problemas.
O capitão do nosso time certamente irá mostrar o troféu no Planalto Central, governantes irão prestar homenagens aos atletas em suas cidades de origem, e muitos deles serão tratados como os filhos mais diletos. E aí, em dado momento, alguém com um pouquinho de lucidez poderá perguntar em voz alta:- mas, isso é tudo?
Bem sabemos que isso não é tudo, ao contrário, é apenas o começo, ou a continuação do engodo. Até que o capitão do nosso time erga o troféu, muito há que ser percorrido, tanto dentro como fora de campo. O talento dos nossos atletas poderá sobrepujar todas as diversidades, mostrar o talento nas jogadas enquanto, do lado de fora muitas jogadas já terão sido realizadas. Jogadas que não dão troféus, nem que merecem aplausos.
São as jogadas extra-campo que nos preocupam. As jogadas desleais que propiciaram os aditivos nos contratos de construção; as jogadas concatenadas pela FIFA que nos impuseram o jogo pesado do alto custo, do emprego do dinheiro público, da instalação do luxo nos estádios apenas para atender aos devaneios da entidade que dirige o futebol.
Em meio à festa, oxalá tenhamos vozes mais estridentes que os gritos de gol; vozes que questionem os altos lucros que alguns segmentos irão usufruir, enquanto, finda a orgia, ficaremos com as nossas carências ainda mas expostas e computando os gastos da festa.
*Vitor Sapienza é deputado estadual (PPS), ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, economista e agente fiscal de rendas aposentado.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Carlos Bolsonaro e Mário Frias recebem Colar de Honra ao Mérito em Sessão Solene da Alesp
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações