Cães e gatos em programas de saúde pública


13/02/2014 17:57 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:

Marcos Martins e parlamentares na comissão de Finanças da Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2014/fg158598.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Finanças e Orçamento, no dia 11/2, aprovou parecer favorável ao Projeto de Lei 770/12, de autoria de Marcos Martins (PT), que determina providências no Estado de São Paulo, para a implantação de programas de interesse à saúde pública, relacionados a cães e gatos.

Em outubro de 2013, o projeto também recebeu parecer favorável da Comissão de Saúde. Agora a propositura deve aguardar inclusão na pauta para apreciação e votação dos parlamentares.

O texto propõe eliminar fatores de risco de zoonose e agravos causados por cães e gatos e estabelece critérios relativos ao manejo de populações dessas espécies, visando à proteção da saúde humana e da saúde e bem-estar dos animais.

O projeto prevê também subsídios para normatização da identificação, do registro e do trânsito de cães e gatos no Estado, o controle da reprodução, registro e identificação, educação para guarda responsável, recolhimento seletivo, controle de endo e ectoparasitas e vacinação, entre outros.

Marcos Martins explicou que o projeto de lei define que os donos de animais domésticos devem assumir alguns deveres para mantê-los adequadamente. "Esta proposta fundamenta-se no bem da saúde pública, pois além de proteger os bichinhos de maus tratos, garante a segurança da população, já que a proliferação descontrolada de animais domésticos pode trazer riscos de zoonoses, doenças infecciosas ou parasitárias de origem animal".

mmartins@al.sp.gov.br

alesp