Sistema Cantareira tem nível mais baixo de água dos últimos anos

Em agosto deste ano vence a renovação da outorga do sistema
14/02/2014 19:35 | Da Redação: Marisa Mello

Compartilhar:

Sistema Cantareira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2014/fg158654.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Desde o início deste ano a Região Metropolitana de São Paulo tem enfrentado as mais altas temperaturas dos últimos cem anos, além da estiagem de um mês, circunstâncias que baixaram a reserva do Sistema Cantareira para o pior nível dos últimos dez anos, 19,8%.

Por enquanto a Sabesp não cogita racionamento na região. Ao invés disso, o governo do Estado lançou campanha que prevê bônus para quem economizar água, o que inicialmente já gerou redução de 500 litros por segundo no consumo total da região.

Outra iniciativa, o Programa do Uso Racional de Água atinge 1.523 escolas estaduais e prevê redução de consumo com a melhoria de equipamentos hidráulicos. A previsão é de que o consumo de água nos estabelecimentos de ensino seja reduzido em 10%, ou em R$ 24,2 milhões por ano.

Outorga da Cantareira

Constituída a partir do Requerimento 1.888, de 2013, uma comissão de representação de deputados acompanha processo de renovação da outorga do Sistema Cantareira, com previsão para agosto de 2014.

Gerido pela Sabesp, o sistema abastece cerca de 9 milhões de habitantes da Grande São Paulo e 5 milhões das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, parte da Região Metropolitana de Campinas.

O sistema é formado por seis reservatórios " Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha, Paiva Castro e Águas Claras ", ligados por túneis, canais e trechos perenizados.

A renovação da outorga exige discussões de questões como a possibilidade de se estabelecer um pagamento (royalties) pela exploração desse recurso para as regiões das represas.

Integram a comissão de representação os deputados petistas Antonio Mentor, Telma de Souza, Ana do Carmo, José Zico Prado, João Paulo Rillo, Luiz Claudio Marcolino, Beth Sahão, Hamilton Pereira, Enio Tatto, Marco Aurélio, Geraldo Cruz, Marcos Martins, Francisco Campos Tito, Isac Reis e Alencar Santana Braga.

alesp