Reivindicações de Apiaí serão analisadas


17/02/2014 17:46 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:

Edmir Chedid (2º à esq.) e comitiva de Apiaí<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2014/fg158665.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Gestores públicos e representantes da sociedade civil de Apiaí entregaram ao Colégio de Líderes da Assembleia documento que pede inclusão e análise de propostas da comunidade ao Conselho Consultivo do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar). A apresentação ocorreu em atendimento à reivindicação do deputado Edmir Chedid (DEM).

Segundo o documento, a participação no conselho é restrita à Secretaria do Meio Ambiente, que elabora o plano de manejo com a inclusão de mineradoras em zonas de amortecimento do parque, o que contraria decisão popular. "Elaboramos o documento que demonstra a importância da participação popular", disse o vice-prefeito de Apiaí, Erisvaldo Bueno de Souza.

O Petar é um dos mais antigos parques do Estado. O local tem por finalidade resguardar e proteger o patrimônio natural do Alto Ribeira, representado pela biodiversidade dos remanescentes de Mata Atlântica, além dos sítios paleontológicos, arqueológicos e históricos. Abriga ainda uma das províncias espeleológicas mais importantes, com mais de 300 cavernas.

"Estive em Apiaí para discutir a elaboração do documento apresentado ao Colégio de Líderes. O mesmo material foi encaminhado à secretaria, responsável pelo Conselho Consultivo do Petar. A partir deste iniciativa, esperamos que os responsáveis possam analisar as propostas, incluir membros da comunidade e rever o Plano de Manejo", concluiu Edmir Chedid.

echedid@al.sp.gov.br

alesp