Opinião: Atentados contra o Estado
Contabilizamos nos primeiros dois meses do ano pelo menos 22 ataques contra o Estado.
Infelizmente, a Polícia Militar de São Paulo perdeu mais de duas dezenas de policiais militares, de forma que temos convicção em afirmar que os ataques são uma afronta ao Estado.
Em sua grande maioria, os policiais que morreram estavam sozinhos e em uma situação de difícil reação. O resultado não poderia ser outro. Muitos foram "executados" com inúmeros tiros. Alguns saindo de casa para o trabalho; outros voltando do trabalho; e mais: policiais foram "executados" na frente dos filhos e esposas.
Enquanto as autoridades do governo federal não modificarem o Código Penal arcaico, os mais fracos permanecerão vítimas da impunidade.
O sentimento de que nada vai acontecer com quem comete um crime é tão grande que não existe mais faixa etária. Brigar pela diminuição da maioridade penal não tem mais sentido, pois adolescentes com 10, 11, 12 anos estão matando friamente. São os garotos de recado da criminalidade. O correto seria existir punição para todos os indivíduos, independentemente da idade.
Entendo que um País não deve focar toda sua atenção em um único assunto, mas o tempo que perdemos para alguns projetos megalomaníacos poderia ser mais bem aproveitado se o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto decidissem enfrentar, e de frente, a criminalidade.
Enquanto empurramos os nossos problemas para debaixo do tapete, os policiais continuam morrendo. A população continua refém da impunidade. O Brasil não pode continuar assistindo a verdadeiros atentados contra o Estado e fingir que está tudo bem.
Aproveito para homenagear aqueles que foram executados por marginais favorecidos pela IMPUNIDADE.
Meus sentimentos aos familiares dos policiais, que foram "assassinados" porque representam a figura do Estado.
*Rafael Silva é deputado estadual pelo PDT. Foi presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Policiais Paulistas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
rsilva@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições