Deputado denuncia situação de abandono do Horto Florestal


21/02/2014 11:34 | Da assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:

Ave morta no Horto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2014/fg158833.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Luiz Claudio Marcolino (PT) denunciou no plenário da Assembleia, na terça-feira, 18/2, o que chamou de "violência contra a natureza". Ele se referiu ao que considerou "verdadeira situação de abandono" do parque Alberto Löfrgen, conhecido como Horto Florestal, localizado zona norte da capital.

O deputado exibiu fotos nas quais aparecem peixes e aves mortos às margens do lago do parque em função do não tratamento da água. Para Marcolino, infelizmente, as imagens apenas refletem o descaso do governo no cuidado com as áreas verdes de responsabilidade do Estado. As fotos, segundo o parlamentar, foram tiradas por moradores indignados com a situação.

Temendo pelo futuro do parque, considerada uma das referências de lazer do paulistano, Marcolino cobrou ações concretas do governo, no sentido de solucionar o problema. "A natureza sofre, os animais sofrem e a população convive com cenas chocantes como estas", disse.

O Horto Florestal é um dos parques públicos inclusos na proposta de privatização dos parques estaduais, anunciada em junho do ano passado pelo governo do Estado, e que teve apoio da base aliada. Duramente criticada pelo deputado e pela bancada do PT, a proposta foi retirada da pauta de votação, após grande manifestação realizada pelos movimentos sociais em frente ao pico do Jaraguá, com cerca de 5 mil manifestantes.

lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp