Seminário em defesa de políticas públicas para idosos


07/03/2014 16:00 | Da Redação:Josué Rocha - Foto: Maurício Garcia

Compartilhar:

Público no auditório Paulo Kobayashi acompanha seminário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159186.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Idosos lotaram dependências do auditório para debater políticas públicas para o setor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159187.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Juvandia Moreira Leite, presidente do Sindicato dos Bancários<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159188.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria da Glória Abdo - Abaesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159189.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adrianinha - CUT<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159190.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lilian Gouveia Macedo foi uma das plaestrantes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159191.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Cláudio Marcolino preside seminário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159192.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pessoas da 3ª idade participam do seminário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159193.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marília Berzins também proferiu palestra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159194.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cícero presidiu a segunda mesa de debates<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159195.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria da Glória Abdo, Luiz Cláudio Marcolino e Juvendia Moreira Leite<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159196.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Participantes são homenageadas com flores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159198.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A necessidade de se ampliar políticas públicas voltadas aos idosos foi destacada pelos participantes do seminário Pessoa Idosa, promovido pelo deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT), realizado nesta sexta-feira, 7/3, na Assembleia Legislativa. O evento teve participação de representantes da Associação dos Bancários Aposentados do Estado de São Paulo (Abaesp) e do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.

Marcolino ressaltou que o seminário, realizado na véspera do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, tem como objetivo trazer ao debate a reflexão não apenas sobre as mulheres que se encontram no mercado de trabalho e que enfrentam muitas discriminações, mas também sobre as que já se aposentaram e se ressentem com a ausência de políticas públicas adequadas para essa fase da vida.

"Não é possível que o Sesc seja a única referência para idosos no Estado. Creches, bibliotecas e postos de saúde são espaços que poderiam ser utilizados como espaços de convivência. O idoso não se preocupa apenas com a saúde, há muitas outras necessidades", alertou Marcolino.

Participantes

A presidente do Sindicato dos Bancários, Juvândia Moreira Leite, também pontuou que a ausência de ações do Estado em prol dos idosos retira qualidade de vida das pessoas. A sindicalista também lembrou que muitas mulheres ainda sofrem com violência doméstica, a dupla jornada de trabalho e salários inferiores aos dos homens, mesmo exercendo a mesma função. "Não queremos uma guerra dos sexos, apenas buscamos uma sociedade igualitária e justa", finalizou.

Maria da Glória, da Abaesp, se emocionou com as homenagens recebidas. "Hoje é um dia feliz, porque normalmente se debate apenas sobre a situação das mulheres que ainda estão no mercado de trabalho, esquecendo-se das idosas, que têm papel importante como ativista, mãe, avó e tantos outros", declarou.

O público presente, cerca de 300 pessoas, com destaque para a grande quantidade de mulheres e aposentados, teve duas palestras com temas voltados as suas necessidades. A advogada Lílian Gonçalves Macedo trouxe informações aos participantes de como obter benefícios previstos na Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) e sobre a possibilidade de desaposentar, o que pode trazer alguns benefícios em determinadas situações.

A segunda palestra foi conduzida por Marília Berzins, do Portal do Envelhecimento, que ponderou que a velhice não deve ser considerada como um problema, mas sim uma conquista. Observando que a presidente Dilma Rousseff já tem 62 anos de idade, ela disse que aposentadoria e idade mais avançada não significam inatividade. Ela ressaltou que os 60 anos atingidos pelos idosos servem como marco regulatório de direitos, sendo que essas pessoas passam a ser amparadas legalmente em algumas situações.

Ao final, ante várias dúvidas surgidas sobre perícia médica prestada pelo INSS, Maria da Glória, da Abaesp, solicitou ao deputado Marcolino que seja marcado um novo seminário, com a presença de especialistas para se debater o assunto. O parlamentar aceitou a sugestão, reiterando que seu mandato está à disposição para colaborar nesse debate.

alesp