Parlamentar acredita que novo texto da Lei Específica do Alto Juquery resolve principais conflitos


13/03/2014 10:36 | Da assessoria do deputado Beto Trícoli

Compartilhar:

Beto Trícoli durante audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159375.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, presidida por Beto Trícoli (PV), realizou na segunda-feira, 10/03, na Câmara de Franco da Rocha, mais uma audiência pública para debater o projeto de lei específica sobre os limites da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Juquery.

A audiência apresentou o projeto substitutivo de forma definitiva, após dois anos e meio de debate na Comissão de Meio Ambiente. "Nossa preocupação sempre foi o intenso debate para garantir a preservação dos recursos naturais, estabelecendo regras claras para a regularização fundiária, ocupação e o desenvolvimento sustentável", afirma Trícoli.

"A região tem inúmeros conflitos de ocupação, é área de preservação de mananciais, de encosta e daí veio a necessidade do intenso debate", enfatiza o deputado.

Após a primeira audiência pública, realizada 2011, e após as eleições de 2012, houve a sugestão de alteração da primeira versão do projeto. "Nós queríamos ouvir todas as novas lideranças e também houve entendimento de revisão da legislação por parte dos técnicos de meio ambiente, habitação e recursos hídricos", diz.

O deputado aponta que 80% dos conflitos serão resolvidos e que o avanço é grande. "Os outros 20% poderão ser resolvidos por ações das prefeituras e do governo estadual", afirma.

betotricoli@al.sp.gov.br

alesp