Casa Civil libera emenda para Caçapava


19/03/2014 18:16 | Da assessoria da 1ª secretaria

Compartilhar:

Enio Tatto e Marcello Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159643.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Casa Civil do governo do Estado repassou à Secretaria da Saúde R$ 160 mil de uma emenda do 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), para a aquisição de uma ambulância de pronto atendimento para Caçapava. O deputado atendeu à solicitação do vereador Marcello Prado (PT), seu parceiro em busca do desenvolvimento econômico e social do município. Conforme o vereador, para que os recursos cheguem à prefeitura terá apenas que apresentar a documentação necessária para a liberação.

"O vereador Marcello fez um relato da situação precária em que se encontra a área da saúde em Caçapava. As ambulâncias, segundo ele, estão em péssimo estado de conservação, o que coloca em risco a segurança dos motoristas, pacientes e acompanhantes. Para minimizar essa situação apresentei a emenda ao Orçamento do Estado de 2013. Finalmente a Casa Civil repassou os recursos à Secretaria de Estado da Saúde", disse o deputado.

O vereador Marcello Prado conhece bem a situação de Caçapava, pois essa é uma das áreas prioritárias de atuação de seu mandato. É dele, por exemplo, a autoria do Projeto de Resolução, aprovado por unanimidade, que cria na câmara municipal a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. "A saúde em Caçapava está horrível e o estado de conservação das ambulâncias é precário. A nova ambulância agilizará o primeiro atendimento e minimizará os danos à saúde dos pacientes", comenta.

Marcello lembra que Caçapava possui mais de 84 mil habitantes, não tem hospital público e que se socorre junto à Fundação de Saúde e Assistência do Município de Caçapava (Fusam), entidade filantrópica e única instituição de saúde do município, destinada ao atendimento médico-hospitalar de pacientes do SUS (Serviço Único de Saúde). Presta, em média, cerca de 40 mil atendimentos/mês.

"A Fusam presta serviços médicos de emergência. Casos mais complexos são atendidos em São José dos Campos ou Taubaté. A ambulância facilitará e dará mais segurança ao transporte de pacientes em estado mais grave para hospitais dos municípios vizinhos", conclui o vereador.

etatto@al.sp.gov.br

alesp