Falta de investimento e desabastecimento do sistema Cantareira


20/03/2014 17:57 | Da assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:

Área do reservatório da Cantareira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159752.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Conforme vem sendo noticiado pela imprensa paulista nos últimos dois meses, o sistema Cantareira, conjunto de represas responsáveis pela captação de água que abastece grande parte da população da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital, atingiu o pior nível desde que foi criado na década de 1970.

No dia 18/3, Marcolino se manifestou sobre o assunto no plenário da Assembleia. O deputado reconhece a ausência de chuvas, mas rebate o governo, que usa o longo período de estiagem na região para justificar o problema, e aponta a falta de investimento como o principal responsável pelo desabastecimento da água no sistema.

"Não se pode colocar a culpa somente na falta de chuvas. É preciso também investimento, algo que os sucessivos governos tucanos não fizeram nos últimos anos", disse Marcolino. Segundo informou o deputado, o lucro da Sabesp é de aproximadamente R$ 2 bilhões por ano, montante, segundo ele, suficiente para ser investido na ampliação do sistema ou na construção de outros reservatórios.

Considerado um dos maiores reservatórios de água do mundo, o sistema Cantareira está com apenas 15% de sua capacidade. Em algumas regiões, a saída do governo foi o racionamento. "A população paga pela água e também pela falta dela", lamentou o deputado.

lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp