Mulheres são homenageadas com prêmio Theodosina Rosário Ribeiro


21/03/2014 18:13 | Da redação - Foto: Maurício Garcia

Compartilhar:

Leci Brandão preside cerimônia de entrega do prêmio Theodosina Rosário Ribeiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159771.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público prestigia homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159772.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci Brandão (à dir.) entrega prêmio a homenageadas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159773.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Theodosina Rosário Ribeiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159774.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa da deputada Leci Brandão (PCdoB), a Assembleia Legislativa homenageou nesta sexta-feira, 21/3, com a entrega do Prêmio Theodosina Rosário Ribeiro, comenda destinada a mulheres ou entidades de mulheres que se destacarem na sociedade em razão de sua contribuição ao enfrentamento da discriminação racial e na defesa dos direitos das mulheres no Estado de São Paulo.

Ao lado de Theodosina Rosário Ribeiro, que dá nome ao prêmio, Leci Brandão comemorou o fato deste prêmio ter sido aprovado através de projeto de resolução, o dá a certeza de que ele será permanente neste Parlamento. Ela lembrou que Theodosina foi a primeira parlamentar negra eleita pela cidade e Estado de São Paulo. Eleita vereadora em 1970, Theodosina posteriormente foi deputada estadual por três mandatos para a Assembleia Legislativa, onde chegou a ocupar o cargo de vice-presidente.

Em seu discurso, Leci lamentou o recente episódio em que policiais militares do Rio de Janeiro, ao socorrerem uma mulher negra, vítima de bala perdida, a colocaram no porta-malas da viatura, sendo que ela caiu e foi arrastada por longa distância. A deputada também fez menção a casos de ofensas raciais nos estádios de futebol. "Lutamos pelos seres humanos, independente de etnia, mas como a história do Brasil é marcada pela discriminação racial, a luta pela igualdade deve continuar", declarou Leci.

Theodosina disse que vê semelhança na atuação parlamentar de Leci Brandão com a forma com que exerceu os mandatos. Ela disse que quando lhe procuravam em busca de alguma ajuda, nunca perguntava se tinham votado nela, e que dedicava seus esforços na defesa da comunidade que sempre sofreu com o racismo. "A deputada Leci é uma guerreira", finalizou.



Mulheres

A deputada Sarah Munhoz (PCdoB) participou da abertura do evento, louvou a iniciativa de Leci Brandão e ressaltou que a coragem, graça e fé em Deus da mulher a tornam forte. Outras integrantes da mesa de trabalhos destacaram outros aspectos nessa luta pela igualdade. Denise Motta Dau, secretária municipal Políticas para as Mulheres, enfatizou que a mulher precisa de "mais visibilidade e poder para conquistar mais espaços. Nós temos aqui neste Parlamento 94 deputados, apenas 13 são mulheres, sendo que só duas são negras".

A vereadora Maria de Lourdes Evangelista, da Câmara de Barueri disse que a mulher negra tem de lutar com muita persistência para superar os obstáculos que enfrenta. Ela disse que aquela câmara aprovou moção de reconhecimento à atuação de Leci Brandão, que será homenageada no próximo mês de maio naquela municipalidade.

Foram homenageadas nesta primeira edição de entrega do prêmio as seguintes mulheres: Ana Célia Minuto de Campos, Antonia Andréa de Souza, Regina Maria Semião, Cleonice Caetano de Souza, Carmem Dora de Freitas, Edna Almeida Loureiro, Glória Maria Silva, Laurinete Nazaré da Silva Campos, Maria Cândida de Paula Thomaz, Maria de Lourdes Pereira da Cruz, Maria do Carmo Chechi Fernandes, Valkiria de Souza Silva, Zilda Thomas da Silva Souza, Maria Aparecida de Laia e Agatha Lima.

alesp