Deputado repudia propaganda machista do Metrô


26/03/2014 17:40 | Da assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:

Vagão do metrô superlotado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159897.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Luiz Claudio Marcolino (PT) informou que pediu, no dia 24/3, à Promotoria de Justiça de Direitos Humanos, a suspensão imediata da propaganda de teor machista veiculada pela rádio Transamérica da capital.

Na propaganda, um personagem, em tom de chacota, ameniza a condição de lotação nos trens do metrô nos horários de pico, afirmando que é a situação é boa para "xavecar" as mulheres e que graças a momentos como esse ele teria conhecido sua parceira Giscreusa.

Para o deputado, a linguagem da peça publicitária ofende as mulheres na sua integridade moral. "A propaganda transmite uma mensagem que deprecia a imagem da mulher e que em nada contribui para a mudança do comportamento machista marcante na sociedade brasileira", disse Marcolino.

Além disso, de acordo com deputado, a propaganda reforça a visão da mulher como objeto passivo do desejo do homem e de que seu corpo é público e por isso pode ser alvo da satisfação lasciva do homem.

Além de instauração de inquérito civil para apuração das responsabilidades civis e administrativas do caso, o documento, entregue ao promotor Luiz Roberto Cigogna Faggioni, pede ainda representação contra o secretário Edson Aparecido, da Casa Civil, Mário Manoel Seabra, diretor presidente da CPTM, e Luiz Antonio Carvalho Pacheco, diretor presidente do Metrô.

lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp