SOS Racismo homenageia negros no dia internacional contra discriminação racial


26/03/2014 20:49 | Da assessoria do deputado Adriano Diogo

Compartilhar:

Adriano Diogo fala na homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159904.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mandela, Marighella, Osvaldão foram alguns dos ativistas lembrados na homenagem que ocorreu na noite da última sexta-feira, 21/3, no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa de São Paulo, para marcar o dia internacional contra a discriminação racial.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e do SOS Racismo, Adriano Diogo (PT), presidiu o ato que contou com dirigentes de várias entidades representativas da luta contra a discriminação dos negros na sociedade.

"Quantas negros foram perseguidos, torturados e mortos em quase 400 anos de escravidão?", questionou o parlamentar, referindo-se a importância de uma comissão da verdade para apurar esses crimes. Adriano concluiu sua intervenção lendo um trecho de Arena Conta Zumbi.

A ex-ministra da Igualdade Racial Matilde Ribeiro foi uma das que compareceu ao evento. Ela lembrou a perseguição sofrida pelo ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, por combater o apartheid em seu país. "Foi considerado terrorista, porque defendia a liberdade. Então somos todos terroristas", frisou.

"Um exemplo de resistência", completou Carmem Dora de Freitas Ferreira, presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB-SP, ao se referir ao líder sul-africano. Ela aproveitou o evento para denunciar a presença de um quadro no Fórum Criminal da Barra Funda em que um homem negro é açoitado.

adrianodiogopt@yahoo.com.br

alesp