Projeto de lei regulamenta profissão de adestrador de cães


27/03/2014 17:29 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:

PL de Edmir Chedid será analisado pela Alesp na próxima semana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg160009.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Aassembleia deve analisar, a partir da próxima semana, o PL 152/2014, de autoria do 2º secretário do Poder Legislativo, Edmir Chedid (DEM), que regulariza no Estado a profissão de adestrador de cães. Caso seja aprovado, os profissionais poderão movimentar legalmente a economia a partir da geração de emprego e renda.

Edmir Chedid explicou que a regu­larização da profissão irá beneficiar os profissionais que se ocupam do treinamento de animais com a finalidade de prepará-los para uma convivência com seres humanos. "O reconhecimento profissional pressupõe uma preparação técnica, obtida no desenvolvimento de práticas no relacionamento com animais em canis, clínicas especializadas ou cursos zootécnicos de nível médio regularmente estabelecidos", completou.

O parlamentar também explicou que a regularização da profissão vai ocorrer somente aos que realizarem um curso técnico que aborde assuntos como Ética Profissional, Obediência e Relacionamento. "Também esperamos que o profissional desenvolva suas atividades com total respeito aos animais", disse.

O cidadão que possuir passagem pela polícia por uso indevido de animais em ataque a terceiros perderão, segundo a proposta do PL, o direito pelo reconhecimento profissional como adestrador de cães. Enquadram-se nesta categoria civis ou policiais fora do horário de serviço que usaram cão para intimidar ou cometer violência contra membros da comunidade.

echedid@al.sp.gov.br

alesp