Ato no antigo prédio do DOI-Codi marca os 50 anos do Golpe Militar
31/03/2014 20:28 | Da Redação Fotos: Roberto Navarro










Nesta segunda-feira, 31 de março de 2014, em que se completam 50 anos do golpe que implantou a ditadura militar no Brasil, foi realizado o ato "Ditadura nunca mais - 50 anos do golpe militar", no prédio que abrigou a Operação Bandeirantes (OBAN), depois Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) do II Exército, onde foram torturadas milhares de pessoas e outras dezenas assassinadas.
Organizado pela Comissão estadual da Verdade Rubens Paiva, presidida pelo deputado Adriano Diogo (PT), o ato contou com a presença de centenas de pessoas entre ex-presos políticos, familiares dos desaparecidos e assassinados, políticos do Legislativo e do Executivo, imprensa e populares, que lotaram o pátio da rua Tutoia, 921.
O ponto alto da cerimônia foi a leitura em jogral de manifesto assinado por mais de cem entidades, sob a regência do deputado Adriano Diogo, da assessora da Comissão da Verdade e ex-presa política, Amelinha Teles, e do jornalista Ivan Seixas, ex-preso político e coordenador da comissão. Em seguida, foi lida lista dos nomes dos presos assassinados no prédio: A frase "Vamos lembrar o nome de cada um dos assassinados neste prédio, em memória e homenagem às suas vidas e lutas. Desse modo, reverenciamos e homenageamos suas histórias e papéis de resistentes, a quem tanto deve o Brasil", precedeu a leitura dos nomes.
Ditadura nunca mais
Cartazes com fotos dos desaparecidos políticos, faixas pedindo a punição dos torturadores e assassinos da ditadura e clamando para que nunca mais haja ditadura, eram em grande número. Logo no início, os presentes emocionaram-se com o áudio de discurso do deputado Rubens Paiva, morto pela repressão, dado à rádio Nacional na madrugada do dia 1º de abril de 1964.
Além de denunciar as mortes e a tortura, a participação do empresariado nacional e estrangeiro na ditadura brasileira, pedir a punição dos torturadores, mandantes e financiadores da estrutura autoritária e atribuir a cultura da morte praticada pelas Polícias Militares nos dias atuais à herança da ditadura militar, um manifesto também pediu a transformação do antigo prédio do DOI-Codi, já tombado pelo Patrimônio Histórico, em um memorial em homenagem às vítimas, aos mortos e aos desaparecidos políticos da ditadura.
No dia 18/3 foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo 6/2012, de autoria do deputado Adriano Diogo (PT), que revogou a permissão de uso do imóvel, dada pelo governo do Estado ao Ministério do Exército. "A transformação dele em memorial deve ser um desejo do povo; somente com a pressão popular conseguiremos sua concretização", afirmou Adriano Diogo, que foi preso e torturado no local. "Ainda passo muito mal ao vir aqui", revelou o deputado.
Para o prefeito Fernando Haddad, que compareceu ao ato, os 50 anos do golpe marcam um período em que o direito mais básico do povo lhe foi retirado: o voto. "É muito importante preservar a memória de tudo o que aconteceu para que nunca mais se repita", declarou.
A cerimônia continuou por toda a manhã com a apresentação de grupos populares de teatro, música e dança.
Notícias mais lidas
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
- Na Alesp, policiais penais cobram melhorias e recomposição salarial para a categoria
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Alesp recebe audiência pública contra o projeto de remoção da Favela do Moinho
- Alesp reforça compromisso com agronegócio paulista durante Agrishow
- Alesp aprova projeto que ajusta critérios para promoção de patentes na Polícia Militar
- Dia do Trabalhador: um século de conquistas garantidas e liberdade para a busca por novas demandas
- Governo anuncia 18 Escolas Cívicos-Militares em cidades indicadas por deputado
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações