CPI dos Megashows elege presidente


01/04/2014 21:08 | Da Redação: Lorrane Santos Foto: Vera Massaro

Compartilhar:

Mauro Bragato <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160161.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Lúcia Amary <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160182.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professor Tito e Célia Leão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160183.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Lúcia Amary<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160184.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mauro Bragato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160185.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da CPI dos Ingressos desta terça-feira, 01/4 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160186.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião realizada nesta terça-feira, 1º/4, a Comissão Parlamentar de Inquérito constituída para investigar problemas relacionados à compra e venda de ingressos para grandes eventos musicais, esportivos e de lazer no Estado de São Paulo elegeu Mauro Bragato (PSDB) seu presidente.

Entre os problemas que estão no foco dos trabalhos da CPI estão a dificuldade na compra de ingressos; a cobrança de taxas de conveniência (que chegam a 20% do valor total); e a venda de ingressos somente pela internet, prática abusiva que obriga o consumidor a pagar taxa de conveniência. Também será alvo das investigações da CPI a limitação da quantidade de ingressos de meia-entrada e a ação de cambistas.

A vice-presidente será Maria Lúcia Amary (PSDB). Também esteve presente na reunião o deputado Adriano Diogo (PT), membro da CPI.

Pedido da CPI

O pedido de CPI foi apresentado por Bragato, depois de o deputado ter ouvido várias denúncias a respeito das irregularidades e ter recebido dossiê apurado pela Fundação Procon-SP, que vai subsidiar as investigações. "O dossiê relata autuações do Procon às promotoras de shows e empresas de venda de ingressos", explica o presidente da CPI.

Segundo Bragato, outro foco da comissão será investigar a atividade de cambistas, que agora estão aperfeiçoando seu modus operandi para atuar em meio digital. "Enquanto vendedoras oficiais de ingressos informam em seus sites que não há mais bilhetes para alguns setores, geralmente os mais caros, sites de venda paralela disponibilizam esses mesmos ingressos por preço muito superior".

No requerimento, Bragato ainda ressaltou casos relacionados à falta de estacionamentos; táxis que praticam preços abusivos; falta de transporte público; ausência de banheiros limpos; e falta de fiscalização da capacidade permitida de público, entre vários outros problemas.

alesp