Assembleia com fachada azul marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Data decretada pela ONU em 2008 é lembrada anualmente com a cor azul
02/04/2014 21:14 | Da Redação - Foto: José A. Teixeira

Compartilhar:

Assembleia com fachada azul <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160256.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Assembleia com fachada azul marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160257.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Iniciativa da deputada Ana Perugini (PT), que desde o ano passado é a responsável por integrar a Casa à campanha da conscientização do autismo, pedindo para iluminar o Palácio 9 de Julho, sede do Legislativo Paulista, com a cor azul, a campanha ganha visibilidade e chama a atenção das milhares de pessoas que passam pelo local para uma doença que atinge cerca de um milhão de pessoas no país, segundo estimativas da Associação de Amigos do Autista (Ama), das quais apenas 100 mil recebem algum tipo de atendimento.

A associação ainda aponta o diagnóstico como a parte do problema que mais ganha com a divulgação do dia, porque "os pediatras acabam percebendo e se interessando pela causa. É o ponto mais favorecido. O grande problema é que, feito o diagnóstico, a família fica sem saber para onde ir", declarou Ana Maria de Mello, superintendente da associação. Especialistas no assunto, o avanço no diagnóstico precoce deve ser acompanhado pela ampliação na rede de apoio e de atendimento à criança e à família.

No Brasil, o diagnóstico do autismo oficial é organizado pelo CID-10, código internacional de doenças, décima edição. No entanto, o diagnóstico do autismo e de outros quadros do espectro são obtidos por meio de observação clínica e pela história referida pelos pais ou responsáveis. Alguns exames laboratoriais podem permitir a compreensão de fatores associados a ele, mas ainda assim o diagnóstico do autismo é clínico.

alesp