Opinião: 2 de Abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo


01/04/2014 16:38 | Ed Thomas*

Compartilhar:


Por que escolher um Dia Mundial para Conscientização do Autismo? O "Dia Mundial de Conscientização do Autismo" " "World Autism Awareness Day" foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2007, que definiu a data de 2 de abril como o marco da mobilização mundial. O intuito foi o de conscientizar a sociedade a respeito desta complexa síndrome e, possa existir mais diagnóstico, mais tratamento, mais atenção, mais respeito e menos preconceito. A definição da cor azul para representar o autismo está relacionada aos casos em meninos ser bem maior que em meninas " mais de 4 para 1.

O governo dos Estados Unidos publicou uma pesquisa dia 27/03/2014, com dados de 2010 aferidos pelo CDC (Center Of Diseases Control and Prevention), a qual evidencia que os casos de autismo subiram para um em cada 68 crianças com oito anos de idade " o equivalente a 1,47%. Um aumento aproximado de 30% dos casos quando se compara com 2008, onde, a mesma pesquisa, apontava um caso a cada 88 crianças e de 60% para 2006, que era de dois para 110. O estudo chama a atenção sobre o período do diagnóstico, pois mesmo o autismo podendo ser detectado a partir dos dois anos de idade, a maioria das crianças foi diagnosticada após os quatro anos.

Não há estudos que comprovem a relação da prevalência maior do autismo com alguma região do planeta ou etnia. Mas, é uma síndrome complexa que afeta três importantes áreas do desenvolvimento humano: comunicação, socialização e comportamento. Baseado em estudos científicos, podemos afirmar que não se sabe a causa, não há cura, mas tratamentos eficientes que têm demonstrado resultados excelentes. Dependendo do grau do autismo, é possível a inclusão no mercado de trabalho, como o caso apresentado pelo Fantástico no quadro "Autismo", de Alberto, 21 anos, diagnosticado com autismo aos três anos; desde pequeno, ele estuda e consegue fazer a maioria das atividades diárias sozinho. Por isso, a necessidade da conscientização, o consenso mundial de quanto antes se trata melhores são as possibilidades de uma vida com qualidade.

Estima-se que existam no Brasil mais de dois milhões de pessoas com autismo. Em dezembro de 2012, foi aprovada a Lei Federal n.° 12.764, conhecida como "Lei Berenice Piana" (mãe de um rapaz com autismo), a qual institui às pessoas que apresentam o TEA (Transtorno do Espectro Autista) o direito a benefícios na rede pública de saúde e de ensino. No Estado de São Paulo, esse direito foi reconhecido pelo governador Geraldo Alckmin em 07/08/2012, através da Resolução n° 83 da secretaria estadual de Saúde.

As ações devem ser construídas para o diagnóstico do TEA (o mais rápido possível) e possibilitar a qualidade de vida da pessoa com a síndrome, propiciando a plena efetivação dos seus direitos como cidadãos e cidadãs. Essa é a nossa missão.

*Ed Thomas é deputado estadual pelo PSB, criador e coordenador da Frente Parlamentar em defesa das APAES

alesp