Serviço de radioterapia volta a Mogi das Cruzes


02/04/2014 18:38 | Da assessoria do deputado Luiz Carlos Gondim

Compartilhar:

Termo de assinatura para atendimento em Mogi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160253.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O tratamento de radioterapia voltará a ser realizado em Mogi das Cruzes a partir do dia 25/4. O serviço será oferecido através de um convênio entre a secretaria da Saúde e o Instituto Arnaldo Vieira de Carvalho que arrendou as salas e o equipamento do Hospital do Câncer de Mogi. O convênio foi assinado, no dia 1º/4, pelo secretário da Saúde, David Uip, no final da reunião com os prefeitos do Alto Tietê e Guarulhos. O deputado Luiz Carlos Gondim (Solidariedade), que participou da reunião, também assinou o documento.

Para o deputado, a volta desse serviço à cidade é uma grande conquista para os pacientes, que não precisarão se deslocar a São Paulo para fazer o tratamento. "Eu classifico a assinatura deste convênio como excelente. A radioterapia nunca deveria ter deixado de ser realizada na cidade", ressaltou.

Durante o encontro, o presidente do Consórcio de Municípios do Alto Tietê e prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, apresentou todas as demandas da região na área da saúde.

O secretário David Uip traçou um panorama das ações da pasta na região e no Estado. O secretário ressaltou que o convênio deve durar até a construção da nova ala oncológica no Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes. Esse complexo hospitalar assumirá o serviço do tratamento dos pacientes com câncer em definitivo. Guarulhos também terá o tratamento oncológico completo com a chegada do Acelerador Linear de Partículas, dentro de um prazo de 60 dias.

Gondim pediu ainda que o secretário reveja a situação das cirurgias ortopédicas na Santa Casa de Mogi, referência em alta complexidade nesta área, que teve sua cota para realização de procedimentos diminuída. Assim, mais de 2 mil pessoas esperam por uma cirurgia. Falou ainda da situação do atendimento aos pacientes de hemodiálise na região, uma vez que Mogi das Cruzes e Suzano têm clínicas superlotadas.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp