Rodovia Miguel Melhado é tema de audiência pública na Comissão de Transportes

Superintendente do DER diz que projeto final das obras será entregue à Artesp em 30 dias
08/04/2014 19:56 | Da Redação: Joel Melo Fotos:Márcia Yamamoto

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Reunião desta terça-feira, 8/4, da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160516.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clodoaldo Pelissioni, Superintendente do DER   <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160518.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público e deputados <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160519.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hideyoshi Shimabukuro, Coordenador Proj Dir Engª DER<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160520.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hideyoshi Shimabukuro fala na reunião <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160521.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160522.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodovia Miguel Melhado é tema de audiência pública na Comissão de Transportes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160523.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clodoaldo Pelissioni, Aldo Demarchi e Gerson Bittencourt <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160524.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160525.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hideyoshi Shimabukuro fala na reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160526.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160527.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Transportes e Comunicações, presidida nesta terça-feira, 8/3, pelo deputado Aldo Demarchi (DEM), ouviu o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER), Clodoaldo Pelissioni, e técnicos do departamento apresentarem o projeto mais recente sobre a duplicação da Rodovia Miguel Melhado Campos (SP-324), que liga o município de Vinhedo ao aeroporto Viracopos, em Campinas. O convite ao superintendente foi iniciativa do deputado Gerson Bittencourt (PT) e recebeu aprovação unânime dos demais deputados da comissão.

A principal preocupação, já externada em reunião anterior da comissão com o DER, é, segundo Gerson Bittencourt, com a segurança das pessoas que usam a rodovia ou vivem próximo a ela. Em segundo lugar, segundo Bittencourt, vem a possibilidade de segregação do bairro Campo Belo, em Campinas, cortado pela rodovia e que, dependendo do projeto, seria dividido em dois. Em terceiro lugar, a comissão quer saber por quem e com que verba será feita a obra.

Depois da apresentação feita pelo engenheiro do DER Hideyoshi Shimabukuro, coordenador de projetos, ficou claro para a comissão que os dispositivos de segurança e a ligação entre os dois lados do Campo Belo foram contemplados no projeto. Haverá, por baixo da pista " que para atender o item da segurança será levantada 6 metros do nível do solo, cinco passagens de pedestres e três de veículos, tudo iluminado, além de um acesso dos moradores à rodovia, o que diminui a segregação. Também haverá 2,5 quilômetros de ciclovias e calçadas no trecho urbano inteiro.

Quanto à verba, Clodoaldo respondeu que há duas possibilidades: como há pedágio, pode haver uma nova concessão para o trecho, ou a elaboração de Parceria Público Privada (PPP). "A empresa constrói a obra e depois passa a operar o pedágio". O custo estimado da obra é de R$ 198 milhões.

Desapropriações

Outra das principais preocupações da comissão, as desapropriações, também foi tema discutido por Clodoaldo que tranquilizou os moradores presentes à reunião, dizendo que elas serão mínimas, em número de cem no máximo, principalmente na área do trevo. "Quem é proprietário recebe o preço justo, sugerido ou via discussão judicial. Para quem não é, vamos estudar mecanismos compensatórios", declarou Clodoaldo.

Outros deputados também questionaram o superintendente sobre demandas da região. Roberto Morais (PPS) perguntou sobre a SP-304 e Clodoaldo respondeu que, apesar de a rodovia ser muito extensa, o projeto será terminado ainda neste ano e deverá receber financiamento do BID para sua execução. Serão beneficiadas cidades como Americana, Piracicaba, Nova Odessa, entre outras. Para São Pedro, outro dos questionamentos de Roberto Morais, Clodoaldo disse que está sendo feito um novo projeto. O anterior não foi aprovado pela população porque passava dentro do município. O superintendente vê como solução um trajeto que contorne a área urbana. Célia Leão (PSDB) cobrou segurança da população à margem da rodovia que será construída. Orlando Morando (PSDB) elogiou o DER no gerenciamento de tantas obras e Rogério Nogueira (DEM) apresentou demandas da região de Indaiatuba.

Também participaram da reunião os deputados Baleia Rossi (PMDB), Alencar Santana (PT), Chico Sardelli (PV) e Carlão Pignatari (PSDB).

alesp