4º Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde

Esporte é mais do que medalhas, afirma Magic Paula Idealizadora do Instituto Passe de Mágica destaca valores transmitidos pelo esporte
08/04/2014 18:39 | Da Redação Fotos: Mauricio de Souza

Compartilhar:

Magic Paula, medalhista olímpica pelo basquete do Brasil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160509.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Walter da Silva e Magic Paula<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160512.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo Gonçalves Dias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160514.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Alberto Aguilar Cortez  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160515.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"A cada dia que passa fica mais difícil seduzir a criança a praticar uma atividade física. É muito difícil competir com a facilidade de estar sentado em frente de uma máquina", afirmou Maria Paula Gonçalves da Silva, a Magic Paula, medalhista olímpica pelo basquete do Brasil, gestora esportiva e idealizadora do Instituto Passe de Mágica. Coube a ela, nesta terça-feira, 8/4, a palestra inicial do 4º Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde, promovido pela Assembleia Legislativa através da Comissão de Assuntos Desportivos.

A esportista destacou a necessidade de dar aos jovens a oportunidade de conhecer o mundo do esporte, para que a atividade se torne agregadora de valores que vão além da obtenção de vitórias e medalhas e se tornem um elemento de formação.

Essas ponderações serviram para Paula abordar a questão do legado dos grandes eventos. Para ela, a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016, foi uma oportunidade já desperdiçada de "discutir o esporte que queremos no país".

Entre os obstáculos para atingir o objetivo de levar o país a um modelo que combine a formação de atletas e a inclusão de valores estão a ausência de uma base de dados, a falta de valorização e capacitação do profissional de educação física, a ausência de definição de prioridades e metas e a integração do esporte ao projeto pedagógico escolar.

"Não existe sinergia nas políticas públicas e a escola está fora desse contexto. Existem programas, mas quando chega um novo gestor ele "mata" o que estava sendo feito de bom para começar um trabalho que ele considera seu", criticou Paula.

Paula parou de jogar em 2000 e passou a se dedicar ao trabalho social. Ela é a idealizadora da ONG Instituto Passe de Mágica, que começou suas atividades em 2004, em Piracicaba, e hoje conta com seis núcleos, atendendo jovens de sete a 15 anos.

O foco da entidade, segundo Paula, é utilizar "os pilares da educação" para transmitir aos jovens, "através de um basquete lúdico, valores que permitam a eles lidar com as ações e dificuldades que façam parte do seu dia a dia".

alesp