Seminário aborda questão de lazer e saúde para população


08/04/2014 19:15 | Da Redação: Lorrane Santos Fotos: Yara Lopes e José Antônio Teixeira

Compartilhar:

Reinaldo Pacheco  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160536.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160537.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  José Alberto Aguiar Cortez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160539.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em continuidade ao 4º Seminário de Esporte, Atividade Física e Saúde, o tema Lazer na Saúde da População foi abordado pelo professor da Universidade de São Paulo Reinaldo Pacheco.

Ao discorrer sobre o assunto, Pacheco aponta inicialmente que nas décadas de 1960 e 1970 estudiosos começaram a estabelecer critérios para identificar e classificar as práticas de lazer do mundo contemporâneo.

Baseado no pensamento do estudioso francês Joffre Dumazedier, o professor avaliou a influência dos interesses culturais no lazer, de forma que os indivíduos se aproximam das práticas de lazer a partir de seus interesses, e que estes são ampliados nas experiências da vida cotidiana.

Após essa contextualização, Pacheco alegou que se avaliarmos o papel do Estado em proporcionar lazer é necessário que se perceba a diversidade e multidimensionalidade da área, para que esse direito possa ser garantido a toda a sociedade. Ao relacionar o lazer com a saúde, o professor defendeu que essas atividades são um direito social que não pode visar somente à busca de um corpo saudável. Devem ser levados em conta fatores sociais, ambientais e culturais.

Por fim, o professor da USP abriu um debate para se discutir qual está sendo o papel do Estado para garantir tais direitos. "Temos muitas coisas para serem construídas, mas se não pensarmos no papel do Estado nessa perspectiva de entender o cidadão com plenos direitos teremos ainda mais dificuldades em construir lazer e cultura."

Além da palestra de Pacheco, o professor José Alberto Aguiar Cortez abordou o tema Esporte e Saúde, no qual resaltou a importância de diferenciar atividade física e exercício físico. Por último, foi apresentada uma parceria de pesquisa entre a Polícia Militar e o InCor (Instituto do Coração).

alesp