CPI dos Pedágios vai investigar cobranças abusivas


14/04/2014 10:42 | Da assessoria da deputada Ana Perugini

Compartilhar:

Perugini durante protesto contra as tarifas abusivas dos pedágios<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160753.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma das principais bandeiras do mandato de Ana Perugini (PT) " o trabalho contra as tarifas abusivas de pedágios - vai ser tema de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), que vai investigar os valores cobrados pelas concessionárias das praças instaladas em todo o Estado de São Paulo.

Desde 2007, ainda em seu primeiro mandato, a deputada Ana Perugini, em suas andanças pelo Estado, levou a discussão contra o abuso dos pedágios nas rodovias Paulistas.

Com a publicação no Diário Oficial de quarta-feira, 8/4, agora as lideranças partidárias devem indicar os deputados que irão compor a comissão. A primeira reunião dos membros será realizada depois das indicações dos partidos. Nesse encontro, definem-se o presidente, vice-presidente e relator. As comissões de inquérito têm um prazo regimental de 120 dias e pode ser prorrogada por mais 60.

O protocolo para instauração da CPI foi feito em 2011 e contou com o apoio da bancada do PT, encabeçado pelo deputado Antonio Mentor. Na época, para evitar a sua criação, a base governista protocolou uma série de outros pedidos de CPI para evitar a investigação proposta pelo PT. Isto porque, pelo regimento da Assembleia paulista, apenas é permitido o funcionamento de cinco comissões de investigação ao mesmo tempo e, desta forma, a CPI dos Pedágios entrou na fila de espera. Com o final da CPI do Desaparecimento de Pessoas, na última semana, a CPI dos Pedágios, que estava em primeiro lugar na fila de protocolos, foi criada.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp