Marco da Paz completa um ano na Assembleia


14/04/2014 18:14 | Da Redação

Compartilhar:

Gaetano Brancati, Roberto Ordine, João Bico, e Olimpio Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160790.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Olimpio Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160791.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160792.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na última sexta-feira, 11/4, a Assembleia Legislativa comemorou um ano da instalação do monumento Marco da Paz nos jardins do Palácio 9 de Julho. O evento, presidido pelo deputado Olimpio Gomes (PDT), contou com a presença de Gaetano Brancati Luigi e João Bico, respectivamente o idealizador e o embaixador do Marco da Paz, e Roberto Ordine, vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo (entidade apoiadora do projeto). A Assembleia Legislativa de São Paulo foi o primeiro órgão público a receber o monumento.

O sonho

O Marco da Paz foi concebido por Gaetano Brancati Luigi, que, quando garoto, viveu o horror da 2º Guerra Mundial na Comune di Orsomarso, em Consenza, Itália. Ele cresceu nesse panorama, como milhões de crianças da Europa, num mundo de desesperança, carência e horror. "Entre os meninos, havia ainda o medo de crescer, pois quando isso acontecesse, teriam de ir para a guerra", explicou. Instalações do Marco da Paz podem ser encontradas no México, Argentina, Uruguai, China e Itália.

alesp