Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana quer ouvir representantes da PM sobre homicídios em Sapopemba

Familiares das vítimas estarão presentes em reunião
14/04/2014 18:46 | Da Redação

Compartilhar:


A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais, presidida pelo deputado Adriano Diogo (PT), convocou para esta terça-feira, 15/4, reunião a fim tomar depoimento do tenente-coronel Andrade e do major Mioto, ambos do Comando Policial de Área 9. Também serão ouvidos representantes das corregedorias das polícias Civil e Militar e da Ouvidoria da PM, bem como familiares das vítimas dos supostos casos de violência policial ocorridos na região de Sapopemba em dezembro de 2013 e janeiro de 2014.

Retaliação

No final do ano passado o policial militar Edmar Rodrigo Exposto Gomes, de 21 anos, foi morto na comunidade Ilha, na zona leste de São Paulo. De acordo com a assessoria do deputado Adriano Diogo, autor do requerimento de convite aos citados, o ato fez com que os PMs da região começassem a perseguir e pressionar os moradores do local.

Foram registradas duas mortes no mês de dezembro e três no final de janeiro de 2014, todas resultado de ações do grupo policial que atua nas comunidades da Ilha e Elba, em Sapopemba. Em contrapartida, a população realizou denúncias à Secretaria de Segurança Pública sobre abusos de PMs no local. Representando a comissão, Diogo visitou as comunidades e resolveu investigar o caso por meio do depoimento dos órgãos e familiares convidados. Até o final da tarde desta segunda-feira, 14/4, nenhum dos órgãos policiais havia confirmado envio de representante.

alesp