Sistema para abastecimento de água na Grande São Paulo


15/04/2014 17:46 | Da assessoria do deputado João Caramez

Compartilhar:

Geraldo Alckmin e João Caramez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160810.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 10/4, o governador Geraldo Alckmin e a presidente da Sabesp, Dilma Pena, deram início às obras do Sistema Produtor de Água São Lourenço, que vai ampliar a capacidade de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo em 4,7 mil litros por segundo. Localizado em Vargem Grande Paulista, o sistema beneficiará diretamente 1,5 milhão de pessoas que moram em Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista, onde a obra foi iniciada.

"Temos seis sistemas de abastecimento de água, e hoje nasce um novo sistema que vai buscar água lá no rio São Lourenço. Será de 6,2 m³ por segundo a capacidade desse sistema. Ajuda toda a metrópole e alivia o sistema Cantareira", destacou Alckmin.

O deputado João Caramez (PSDB) participou da solenidade e destacou a importância dos investimentos do Estado em saneamento. "O governo do Estado está preocupado em manter o abastecimento de água e a sociedade paulista está colaborando com a economia em suas residências, fazendo um consumo consciente. O Estado deu estímulo à redução de consumo: 20% de economia gera 30% de bônus. Ao todo, 76% da população já aderiu", explicou.

A Sabesp tem capacidade instalada para produzir 73 mil litros de água tratada por segundo. O novo sistema vai ampliar esta capacidade para 77,7 mil. "É mais uma ação para o abastecimento da região metropolitana", afirmou Dilma Pena.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp