CPI do trabalho escravo aprova requerimentos

E-mail cpitrabalhoescravo@al.sp.gov.br estará disponível para a apresentação de denúncias anônimas
16/04/2014 19:55 | Da Redação: Joel Melo Fotos: Márcia Yamamoto

Compartilhar:

Carlos Bezerra, presidente da CPI que investiga trabalho escravo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160949.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Chico Sardelli, Leci Brandão e Marco Aurélio <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160950.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião desta quarta-feira, 16/4, da CPI que investiga trabalho escravo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160951.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Requerimentos convidando especialistas são aprovados pela CPI que investiga trabalho escravo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160952.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alex Manente, Afonso Lobato e Jooji Hato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160953.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Bezerra na presidencia da CPI que investiga trabalho escravo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160954.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na primeira reunião da comissão parlamentar de inquérito constituída com a finalidade de apurar a exploração do trabalho análogo ao de escravo, o presidente Carlos Bezerra Jr. (PSDB) explicou aos membros da CPI a sistemática que adotará para os trabalhos da CPI.

Primeiro, em período aproximado de três semanas, a comissão deve reunir informações e realizar oitivas de especialistas. Em seguida, outras três semanas serão destinadas à análise dos deputados e às intervenções necessárias para a elaboração do relatório final, que deverá ser encaminhado, conforme disse Bezerra, ao Ministério Público.

A princípio, Carlos Bezerra propôs convite a autoridades especializadas no assunto, representantes de ONGs, policiais, membros do Ministério Público e auditores do Ministério do Trabalho, entre outros.

Serão ainda convidados representantes do Peru e da Bolívia, países que têm o maior número de imigrantes trabalhando de maneira similar à escravidão no Brasil. Eles deverão auxiliar na investigação relatando a maneira como, em seus países, os trabalhadores são atraídos e trazidos para uma situação totalmente diversa daquela prometida pelos agentes aliciadores.

Os oito requerimentos de convite foram aprovados por unanimidade na comissão que também disponibilizou um e-mail para as pessoas fazerem denúncias anônimas, que serão enviadas aos membros da comissão.

Estiveram presente à reunião os deputados Chico Sardelli (PV), Leci Brandão (PCdoB), Marco Aurélio (PT), Alex Manente (PPS), Padre Afonso Lobato (PV) e Jooji Hato (PMDB).

alesp