Campanha por oncocentro em Osasco


22/04/2014 17:32 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:

Marcos Martins (2º à dir.) e membros da Abrea e do Grupo Oncovida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160983.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Não demorou para que o governo paulista tentasse dar uma resposta ao início da campanha #ChegaDeEspera Eu quero um Centro de Tratamento do Câncer em Osasco, Já!, liderada pela Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea) e Grupo Oncovida, com apoio do deputado Marcos Martins (PT).

A campanha, que já contava com o apoio do prefeito de Osasco, Jorge Lapas, ganhou adesões de peso na última semana, como a do senador Eduardo Suplicy, do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha e até do ex-presidente Lula, além de centenas de pessoas nas redes sociais. O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp) divulgou que inicia, em julho, o que chamou de "filial", ou seja, a primeira unidade satélite fora da capital paulista.

"Consideramos esse anúncio positivo. Ficou claro que o governo quis dar uma resposta à nossa campanha. Mas, como o governador havia feito a mesma promessa em 2013 e até agora nada, só vamos nos dar por satisfeitos quando a unidade abrir as portas e começar de fato a atender a população", avalia Martins.

Segundo as entidades, a campanha pela imediata instalação do centro de tratamento oncológico vai continuar. "A matéria que eles divulgaram afirma que é uma proposta do Icesp abrir a unidade em julho. Além disso, informa que os aparelhos de radioterapia só serão adquiridos em dois anos. Então, não podemos esmorecer. Não podemos aceitar uma promessa como fim definitivo do caso", explica Eliezer João de Souza, presidente da Abrea.

mmartins@al.sp.gov.br

alesp