Comissão estadual da Verdade se manifesta sobre morte de ex-coronel


25/04/2014 18:09 | Da Redação

Compartilhar:

Paulo Malhães<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg161185.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão da Verdade de São Paulo Rubens Paiva manifestou preocupação com o assassinato do ex-coronel do Exército Paulo Malhães. Segundo noticiado pela imprensa, o corpo de Malhães foi encontrado em sua residência, na zona rural de Nova Iguaçu (RJ), e a polícia está considerando a hipótese de asfixia pelas circunstâncias do crime.

De acordo com a viúva de Malhães, Cristina, e da filha, Carla, que se encontravam na residência, três pessoas adentraram e mantiveram o ex-coronel preso, das 13h às 22h, no dia 24/4.

Há um mês, no dia 25/3, o militar da reserva, que participou diretamente dos órgãos de repressão da ditadura, prestou depoimento à Comissão Nacional da Verdade, quando revelou detalhes importantes sobre a execução sumária e a ocultação do cadáver do ex-deputado Rubens Paiva, além de outras informações sobre o funcionamento da chamada Casa de Morte, de Petrópolis.

Para a comissão, há a necessidade de uma apuração rigorosa e célere dos fatos para que se desvende a motivação do crime, dadas as circunstâncias em que ocorreu o fato.

alesp