Ministério Público confirma denúncias contra Uniesp


30/04/2014 18:28 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi ao lado de um dos inquéritos no MPF<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg161384.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As graves irregularidades denunciadas contra a Uniesp por Carlos Giannazi (PSOL) na Comissão de Educação e Cultura, na antiga CPI do Ensino Superior, na tribuna e nas audiências públicas realizadas na Alesp, repercutiram e foram confirmadas pelo Ministério Público Federal através da elaboração do Termo de Ajustamento de Conduta assinado em 16/4 com o Ministério da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e o próprio MPF, intermediador do documento.

Neste TAC a Uniesp está obrigada a regularizar cerca de 45 mil contratos irregulares do Fies, unificar suas atividades numa única mantenedora e regularizar a situação dos estudantes que desejam se transferir a outras universidades. Ainda deve dar um desconto de 30% nas mensalidades do 1º semestre deste ano a todos os alunos e está proibida de agrupar novas instituições de ensino superior.

A pedido de Giannazi, no dia 28/4, a procuradora da República, Melissa Blagitz Silva, expôs a atual situação em que se encontra, no MPF, a Uniesp. Lá foram abertos três inquéritos civis (que resultaram no TAC) e um policial, que ainda investiga eventuais crimes contra o sistema financeiro nacional.

No dia 13/5, às 19h, na Alesp, uma nova audiência pública organizada por Giannazi vai debater providências em relação a irregularidades na Uniesp. Foram convidados representantes dos MPs estadual e federal, MEC, Procon, Sindicato dos Professores de São Paulo e UNE.

carlosgiannazi@uol.com.br

alesp