Deputados querem Região Metropolitana de Ribeirão Preto


09/05/2014 17:41 | Da Redação

Compartilhar:

Welson Gasparini, Rafael Silva e Baleia Rossi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg161724.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Após ser sancionada nesta quinta-feira, 8/5, a Lei Complementar que cria a Região Metropolitana de Sorocaba pelo governador Geraldo Alckmin, a expectativa é de que os Projetos de Lei Complementar 23/2013 e 16/2014, dos deputados Baleia Rossi (PMDB), Rafael Silva (PDT) e Welson Gasparini (PSDB), que criam a Região Metropolitana em Ribeirão Preto, sejam discutidos e aprovados pela Assembleia Legislativa para posterior sanção pelo Executivo.

"A população de Ribeirão Preto e de toda a região merece também uma região metropolitana. Outras já foram criadas e acredito que agora seja a nossa vez. Os três deputados ribeirão-pretanos possuem projetos nesse sentido e acredito que a Assembleia deveria iniciar a discussão e aprovação dos mesmos", afirmou o deputado Rafael Silva.

A Região Metropolitana de Ribeirão Preto, se sancionada pelo governo do Estado, será composta pelos municípios de Altinópolis, Batatais, Barrinha, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luiz Antônio, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Sales de Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa do Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Joaquim da Barra, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Taquaral e Taquaritinga.

"É muito importante a criação dessa região metropolitana. Já fizemos várias reuniões sobre o assunto e buscamos convencer o governo do Estado desta real necessidade. Com essa medida, os municípios que dela fizerem parte poderão buscar soluções em comum para problemas nas áreas de segurança pública, saúde, abastecimento, transporte e resíduos sólidos; ou seja, passarão a discutir a necessidade de uma única região e não separadamente, por município. Ficará muito mais fácil apresentar reivindicações comuns, que podem resolver problemas de toda uma região", disse o deputado Rafael Silva.

O parlamentar afirmou que solicitará outra audiência com o governador Geraldo Alckmin e secretários de Estados para discutir o assunto.

alesp