Mais um debate do Orçamento 2015 é realizado para ouvir a população

Audiências públicas Orçamento 2015 Jundiaí
09/05/2014 17:48 | Da Redação: Marisa Mello " Foto: José Teixeira

Compartilhar:

Francisco Tito, Gerson Sarori, Gerson Bittencourt e Pedro Bigardi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg161725.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pedro Bigardi, Francisco Tito, Gerson Sarori e Gerson Bittencourt<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg161726.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público no plenário da Câmara de Jundiaí<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg161727.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ivan Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg161728.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Brunholi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg161729.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta sexta-feira, 9/5, a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento esteve na Câmara de Jundiaí para debater com moradores do Aglomerado Urbano o Orçamento estadual 2015. A audiência pública, conduzida pelo Professor Tito (PT), teve a presença de Gerson Bittencourt (PT), do prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, e do presidente da Câmara, Gerson Sartori, que apresentou algumas reivindicações, como recursos para saneamento e esportes, integração do bilhete único regional e implementação do fundo do aglomerado urbano.

A questão da mobilidade urbana é para o prefeito o maior desafio de regiões metropolitanas. Bigardi citou que o sistema Anhanguera trava em determinados horários no trecho entre Jundiaí e o acesso a Cabreúva, afetando várias cidades da região. A extensão da linha de trem de passageiros até Campinas e os investimentos para instalação de câmeras de monitoramento regional foram propostos pelo prefeito. A falta de investimento na captação de água, que atinge sobretudo o sistema Cantareira é, segundo Bigardi, algo que afetará o Estado todo.

O deputado Gerson Bittencourt informou que o governo, por meio de estudos, detectou que existe demanda para a extensão do trem até Americana.

Educação e cultura

O representante do Centro Paula Souza, Renato Quintino, do Sinteps, solicitou verba para criação de plano de saúde para os profissionais do Centro Paula Souza, e emenda ao PLC 17 que garanta o processo de promoção especial para os auxiliares de docentes e técnico-administrativos, assim como previsto aos docentes. Roger Neves reforçou as palavras de Ivan. Ederson Felipe também defendeu a difusão da cultura e tratou do déficit habitacional em Jundiaí e da falta de estrutura na saúde pública.

Reginaldo Lopes falou em nome da associação comunitária de moradores das margens da Anhanguera, explicando as dificuldades decorrentes da falta de mobilidade na região. A questão da crise da água foi abordada pelo secretário de Agricultura de Jundiaí, Marcos Brunholi.

Eduardo Quadros, do Sindalesp, pediu a instalação de um Ceama (centro médico do Iamspe) em Jundiaí. A importância desse centro foi destacada também por Rosaura Aparecida.

Professor Tito destacou que a região tem grandes demandas, principalmente nas áreas de agricultura e habitacional, e prometeu encaminhá-las ao debate no Legislativo. Finalizou anunciando o resultado de votação dos participantes que elegeram como prioridades da região educação, saúde e transportes, nessa ordem.

A próxima reunião acontece nesta segunda-feira, 12/5, a partir das 10h, na Câmara de Santos.

alesp