Representantes da Baixada Santista discutem o Orçamento estadual 2015
12/05/2014 20:25 | Da Redação: Marisa Melo Foto : José Antonio Teixeira

















A região carece de cursos profissionalizantes e de moradias
O deputado Davi Zaia (PPS) abriu a audiência pública da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento nesta segunda-feira, 12/5, que debateu, na Câmara de Santos, as demandas da Baixada Santista para o Orçamento estadual 2015. Telma de Souza (PT) e o vereador de Santos, Roberto Teixeira, também integraram a mesa de trabalhos. Teixeira sugeriu investimentos para reforma de escolas na Baixada, bem como a implantação da Operação Delegada (convênio entre prefeitura e Estado que permite a prestação de serviço de policiais militares).
Os funcionários públicos da Baixada Santista apresentaram reivindicações da categoria e também da região. Alexandre Santos, servidor do Judiciário, lembrou que a saúde pública na Baixada continua caótica. Quanto ao Judiciário, destacou que a infraestrutura dos fóruns deixa a desejar, com vários problemas de conservação nos prédios. Já na área de recursos humanos, lembrou que o Estado deve dar a contrapartida financeira no custeio do Iamspe.
Neide Nascimento, da Apampesp, destacou que os professores aposentados ainda aguardam o atendimento de seus pleitos, repetidamente apresentados ano a ano, como pagamento de precatórios, custeio do Iamspe pelo Estado, cumprimento de data-base salarial, entre outros. Igualmente servidor aposentado, Paulo Correia solicitou que o Estado honre o pagamento de precatórios de desapropriações.
A questão relativa ao atendimento dado pelo Iamspe foi defendida pela representante do Conselho Consultivo Misto, Rosangela dos Santos. Ela explicou que uma clínica médica foi descredenciada para esse atendimento em Santos, deixando a população sem assistência médica. Já a clínica do Ceama (centro médico do Iamspe) sequer tem acesso para cadeirantes.
O funcionário público Guilherme Nascimento reforçou as palavras dos servidores que o antecederam. João Freitas, morador do bairro Savoia, solicitou cursos técnicos e programas culturais para a Baixada.
José Nascimento, presidente do Conselho Municipal de Moradores da Ilha de Santo Amaro, abordou o problema daqueles que residem na área que deverá ser desapropriada para construção da ligação seca entre Santos e Guarujá. Destacou que o Guarujá carece de cursos profissionalizantes e de áreas de lazer para os jovens, de forma a reduzir a criminalidade na cidade.
Cidadão de Praia Grande, Emerson Tauyl indicou a valorização dos policiais militares e investimentos na ecudação.
Com a palavra, os vereadores
Alguns vereadores se revezaram na tribuna. De São Vicente, José Rocha propôs para sua cidade implantação de Ceama, pavimentação e recuperação asfáltica de ruas e apoio financeiro do Estado a fábricas de cultura.
De Santos, Benedito Furtado sugeriu a instalação de hospital veterinário gratuito na região, além de um controle da população animal. Do Guarujá, o vereador Sorriso pediu soluções para o déficit habitacional.
O vereador de Santos, Bosco Amaral pleiteou um aeroporto metropolitano para a Baixada, acesso a cadeirantes nos prédios públicos e melhorias nos hospitais públicos.
Túnel no lugar errado
A deputada Telma de Souza (PT) foi prefeita de Santos e enumerou demandas diversas para a cidade e também para a Baixada Santista. Destaque para a sua manifestação quanto ao traçado da ligação seca entre Santos e Guarujá. "Ele está no lugar errado, deveria ser construído na entrada da cidade e não no trecho escolhido pelo governo, comprometendo a zona portuária e centenas de moradores." Telma destacou que enquanto no Rio se implode o viaduto da Perimetral para a recuperação da região portuária com um novo projeto paisagístico, em Santos o governo quer construir um viaduto sobre a cabeça das pessoas.
Para a saúde, Telma indicou a necessidade de mais 3 mil leitos do SUS, cinco unidades novas do AMA e R$ 20 milhões para o Hospital dos Estivadores. Em outros setores, pediu unidade móvel do Poupatempo nos bairros Jd. Telma e Mangue Seco, que tiveram suas casas destruídas recentemente. O aumento do efetivo policial e mais delegacias da mulher, além de unidade do Poupatempo em Peruíbe também foram solicitados pela deputada.
Ao final, Davi Zaia anunciou o resultado da apuração de prioridades junto aos participantes que depositaram na urna disponibilizada pela comissão seus votos. Educação, saúde e segurança são as áreas que mais preocupam a população da Baixada.
A próxima audiência pública acontece nesta terça-feira, 13/5, na Câmara de Registro.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Alesp recebe audiência pública em defesa dos servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Mobilização em defesa de patrimônio, pesquisa e ciência paulistas marca audiência pública na Alesp
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações