Dia Mães de Maio lembra Crimes de Maio, em Santos


13/05/2014 20:59 | Da assessoria da deputada Telma de Souza

Compartilhar:

Balões simbolizaram vítimas dos Crimes de Maio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg161842.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Nossa luta é contra o genocídio da juventude, contra a opressão do Estado e, principalmente, por justiça". A afirmação é de Telma de Souza (PT), feita momentos antes da soltura de 300 balões simbolizando as vítimas dos "Crimes de Maio", em ato realizado no dia 12/5 em parceria com o Movimento Mães de Maio, na Praça Mauá, em Santos.

Telma é autora da Lei Estadual nº 14.981/2013, que estabelece o dia 12 de Maio como o "Dia Mães de Maio".

A série de assassinatos que viria a ficar conhecida como os Crimes de Maio ocorreu em 2006 em diversas cidades paulistas, a maioria na Baixada Santista, decorrente de confrontos entre membros da polícia e facções criminosas. As pessoas assassinadas tinham o mesmo perfil: jovens, negros e moradores de bairros periféricos.

"Não estamos aqui só para lembrar nossos filhos, que eram inocentes e morreram pelo poder do Estado. Estamos aqui para pedir um basta na violência e cidadania, de fato, para os cidadãos de bem, principalmente os que moram em comunidades e bairros da periferia", destacou a coordenadora do Movimento Mães de Maio, Débora Maria da Silva. "A lei da deputada Telma legitimou a nossa luta, que não vai acabar enquanto as desigualdades e a violência policial persistirem", complementou Débora.

Organismos não governamentais de diversas partes do Brasil calculam que cerca de 450 a 500 pessoas foram executadas. Segundo o Movimento Mães de Maio, criado pelas famílias dos jovens assassinados, esse número pode chegar a 600.

telmadesouza@al.sp.gov.br

alesp