1º secretário defende abertura da CPI da Sabesp


13/05/2014 18:32 | Da assessoria da 1ª Secretaria

Compartilhar:

Enio Tatto, 1ª Secretario da Assembleia, faz pronunciamento em plenário <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg161880.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em pronunciamento feito em Plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 13/5, o deputado Enio Tatto defendeu a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as relações entre a Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo - Sabesp e empresas do setor de saneamento ligadas a ex-diretores da estatal no período de 2010 a 2013, o que pode ter colaborado para a ineficiência do programa de redução de perdas e uso racional da água.

"É preciso analisar os contratos firmados entre a Sabesp e empresas constituídas por alguns de seus ex-dirigentes. A revista Carta Capital publicou matéria com o título "Amigos Abastecidos", assinada por Fábio Serapião, que aponta que a ganhadora de certame para prestar assistência técnica para o programa de redução de perdas, por R$ 30 milhões, foi uma consultoria formada por empresas que têm nos seus quadros ex-diretores e até ex-presidente da Sabesp", afirmou Enio Tatto.

"A crise de abastecimento de água em São Paulo, tem um culpado: o governo tucano que vendeu ações da Sabesp, que hoje está mais preocupada em pagar dividendos a seus acionistas do que em prestar um serviço público de qualidade. Esse mesmo governo não tomou as providências para aumentar a capacidade dos reservatórios antes da estiagem e não interligou as represas de modo a evitar o que vivemos hoje. E, agora, quer punir a população por sua incompetência", acrescentou o parlamentar.

Por essas razões, conclui Enio Tatto, "é imprescindível que se abra uma CPI para apurar as irregularidades que agravaram ainda mais a crise de fornecimento de água no Estado".

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp