Tributo à cultura quilombola em Ubatuba, no Litoral Norte


13/05/2014 16:01 | Da assessoria do deputado Luiz Cláudio Marcolino

Compartilhar:

Marcolino (2º à esq.) e organizadores do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg161799.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Antecipando-se à comemoração da abolição da escravatura, que ocorreu no dia 13/5, a cidade de Ubatuba realizou, no último final de semana, o segundo encontro das comunidades quilombolas de diversas regiões do Estado de São Paulo. A festa, que tem como objetivo fortalecer essas comunidades, foi organizada por membros dos quilombos Camburi, Fazenda da Tocha e Caçandoca, entre outros.

Presente ao evento, o deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT) aproveitou o encontro com artesãos para saber mais sobre a cultura e a arte local, que tem como matéria-prima a própria natureza. Na ocasião, ele conheceu a técnica do uso ecologicamente responsável da bananeira (folhas, tronco e frutos), matéria-prima essencial para a confecção de artefatos como cestos e bolsas, peças artesanais e de decoração, além da culinária.

Para o parlamentar, a diversidade e a riqueza cultural devem ser valorizadas. "As comunidades quilombolas estão organizadas e articuladas para preservar esse conhecimento de gerações e disseminá-lo", disse Marcolino, ao afirmar que o artesanato e a agricultura familiar têm força no desenvolvimento sustentável e na geração de renda dentro de plataformas como a economia solidária.

Também presente, Otávio Candido Silva Junior, da Fundação Instituto de Terras (Itesp), defendeu a importância da valorização das culturas regionalizadas e do debate sobre a terra: "A regularização fundiária é fundamental para a continuidade desses grupos," concluiu.

lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp