Opinião - Homenagem ao Assistente Social


14/05/2014 14:29 | Dilmo dos Santos*

Compartilhar:


Hoje, 15 de maio, é o Dia do Assistente Social. Quero aproveitar este espaço importante para homenagear a todos os profissionais da área de Serviço Social, que se dedicam a esta carreira fundamental em nosso país. Quero também me lembrar daqueles que, mesmo sem ter frequentado escola especializada, acabam se entregando a auxiliar as pessoas e à comunidade onde vivem. Porque, afinal, este é o espírito do Assistente Social.

Mas quem é o profissional Assistente Social? É aquele ser humano que tem como vocação (isso mesmo: vocação!) ouvir, atender, amparar e orientar grandes parcelas da população que se encontram em situação de fragilização social, ou seja, que precisam de orientações de como superar suas dificuldades referentes a condições de saúde, alimentação, de moradia, de educação, de segurança, entre outras necessidades que se avolumam em nosso país.

Como pastor, tenho convivido frequentemente com os dois lados. Com aqueles que necessitam de ajuda por viverem sem o amparo do Estado naquilo que de fato o Estado tem o dever de proporcionar ao cidadão, especialmente aos desvalidos financeiramente, como saúde, educação, segurança, transporte... E também com os vocacionados " com formação acadêmica ou não " que se prontificam a, voluntariamente no caso de uma comunidade cristã como a que dirijo, a ajudar o próximo.

Como deputado, recebo inúmeros pedidos de ajuda vindos desde comunidades inteiras até de indivíduos que só desejam saber como fazer para sair de determinada situação que os tornam marginalizados e/ou os colocam sob risco de enfermidades, de segurança, ou que atentam à sua saúde e às suas vidas. Nesse sentido, orientamos e trabalhamos para que os direitos a eles devidos pelo Estado sejam aplicados.

Penso que esse é o papel preponderante do Assistente Social, trabalhar para que seu semelhante seja poupado de riscos que podem, se não forem imediatamente resolvidos, levá-lo à morte. Por estes motivos, o profissional Assistente Social ou o vocacionado exercem papel relevante e fundamental em nossa sociedade. Eles são verdadeiros promotores de justiça e transformação social.

Num país com tantas desigualdades como o nosso, a função e presença do Assistente Social é absolutamente indispensável. Por isso, é necessário que eles estejam em hospitais, prefeituras, escolas, em Organizações Não Governamentais etc.

Para ser um profissional Assistente Social, além de estudar matérias como sociologia, teoria política, filosofia, economia e conteúdos vinculados à formação da sociedade brasileira, como políticas e movimentos sociais, trabalho e sociabilidade, relações de gênero, étnicas e raciais, é necessário ser um "entendedor de gente". É por esse último quesito, aliás, que os não graduados sentem-se livres para atuarem em suas comunidades. Claro que a formação acadêmica é sempre desejável, bem como a educação em qualquer área, mas não podemos desaprovar ou impedir aqueles que têm em seu espírito o amor ao próximo " que o faz literalmente correr atrás de solução para os inúmeros problemas que afligem as pessoas e comunidades carentes " de prestarem socorro a esta gente esquecida.

Parabéns, Assistente Social, você com seu trabalho e dedicação faz a diferença em nossa sociedade e em nosso país!

* Dilmo dos Santos é deputado estadual pelo PV

alesp