Opinião - Homenagem ao Assistente Social
Hoje, 15 de maio, é o Dia do Assistente Social. Quero aproveitar este espaço importante para homenagear a todos os profissionais da área de Serviço Social, que se dedicam a esta carreira fundamental em nosso país. Quero também me lembrar daqueles que, mesmo sem ter frequentado escola especializada, acabam se entregando a auxiliar as pessoas e à comunidade onde vivem. Porque, afinal, este é o espírito do Assistente Social.
Mas quem é o profissional Assistente Social? É aquele ser humano que tem como vocação (isso mesmo: vocação!) ouvir, atender, amparar e orientar grandes parcelas da população que se encontram em situação de fragilização social, ou seja, que precisam de orientações de como superar suas dificuldades referentes a condições de saúde, alimentação, de moradia, de educação, de segurança, entre outras necessidades que se avolumam em nosso país.
Como pastor, tenho convivido frequentemente com os dois lados. Com aqueles que necessitam de ajuda por viverem sem o amparo do Estado naquilo que de fato o Estado tem o dever de proporcionar ao cidadão, especialmente aos desvalidos financeiramente, como saúde, educação, segurança, transporte... E também com os vocacionados " com formação acadêmica ou não " que se prontificam a, voluntariamente no caso de uma comunidade cristã como a que dirijo, a ajudar o próximo.
Como deputado, recebo inúmeros pedidos de ajuda vindos desde comunidades inteiras até de indivíduos que só desejam saber como fazer para sair de determinada situação que os tornam marginalizados e/ou os colocam sob risco de enfermidades, de segurança, ou que atentam à sua saúde e às suas vidas. Nesse sentido, orientamos e trabalhamos para que os direitos a eles devidos pelo Estado sejam aplicados.
Penso que esse é o papel preponderante do Assistente Social, trabalhar para que seu semelhante seja poupado de riscos que podem, se não forem imediatamente resolvidos, levá-lo à morte. Por estes motivos, o profissional Assistente Social ou o vocacionado exercem papel relevante e fundamental em nossa sociedade. Eles são verdadeiros promotores de justiça e transformação social.
Num país com tantas desigualdades como o nosso, a função e presença do Assistente Social é absolutamente indispensável. Por isso, é necessário que eles estejam em hospitais, prefeituras, escolas, em Organizações Não Governamentais etc.
Para ser um profissional Assistente Social, além de estudar matérias como sociologia, teoria política, filosofia, economia e conteúdos vinculados à formação da sociedade brasileira, como políticas e movimentos sociais, trabalho e sociabilidade, relações de gênero, étnicas e raciais, é necessário ser um "entendedor de gente". É por esse último quesito, aliás, que os não graduados sentem-se livres para atuarem em suas comunidades. Claro que a formação acadêmica é sempre desejável, bem como a educação em qualquer área, mas não podemos desaprovar ou impedir aqueles que têm em seu espírito o amor ao próximo " que o faz literalmente correr atrás de solução para os inúmeros problemas que afligem as pessoas e comunidades carentes " de prestarem socorro a esta gente esquecida.
Parabéns, Assistente Social, você com seu trabalho e dedicação faz a diferença em nossa sociedade e em nosso país!
* Dilmo dos Santos é deputado estadual pelo PV
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações